A utilização da capacidade instalada (UCI) da indústria continua elevada e subiu para 72% em agosto, segundo a mais recente Sondagem Industrial divulgada na última quinta-feira (23) pela Confederação Nacional da Indústria, a CNI. Em julho, a UCI havia sido de 71%.
Dessa forma, os dados da Sondagem Industrial mostram que a utilização da capacidade instalada segue elevada em agosto, acima, inclusive, de 2020, quando a Indústria vinha em forte recuperação após a paralisação causada pela covid-19.
O percentual verificado em agosto deste ano, aliás, se iguala ao do mesmo mês em 2014, superando o registrado em agosto dos anos subsequentes. Já o índice de utilização da capacidade instalada efetiva em relação ao usual ficou praticamente estável de julho para agosto, variando de 48 pontos para 47,8 pontos.
O índice de evolução da produção, por sua vez, chegou em 53 pontos, acima da linha divisória de 50 pontos, que separa queda de alta da produção. A Sondagem indica ainda novo crescimento da produção na passagem de julho para agosto. Segundo a CNI, esse é o quarto mês consecutivo em que os empresários das indústrias extrativas e de transformação, de todos os portes, apontam crescimento da produção na comparação ao mês anterior.
O nível de estoques, porém, praticamente não mudou no mês, e segue abaixo do planejado pelas empresas. A Confederação Nacional das Indústrias destaca que a diferença entre o nível de estoque efetivo e o planejado é muito menor que no mesmo mês de 2020, quando o problema da falta de insumos e matérias-primas vinha se tornando mais crítico.
Resultados completos da Sondagem Industrial em: https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/sondagem-industrial/.
*Com informações da CNI