Pressione ESC para sair

Senado dos EUA aprova revogação de tarifas contra o Brasil, mas medida deve ser barrada na Câmara

O Senado dos Estados Unidos aprovou, na última terça-feira (28), uma resolução que busca revogar as tarifas impostas pelo presidente Donald Trump ao Brasil. A proposta foi aprovada por 52 votos a 48, com o apoio de cinco senadores republicanos que se uniram à bancada democrata.

A medida, no entanto, ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados, de maioria republicana e alinhada a Trump, o que torna improvável sua aprovação final, especialmente diante da sinalização do próprio presidente norte-americano de que não pretende sancionar a revogação.

Apresentada pelo senador democrata Tim Kaine, da Virgínia, a proposta tem como objetivo encerrar a emergência nacional decretada por Trump em julho, usada como base legal para as sobretaxas. Antes da votação, Kaine argumentou que o uso do International Emergency Economic Powers Act (Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional) foi indevido no caso brasileiro, destacando que “os Estados Unidos têm um superávit comercial com o Brasil”.

Embora o resultado no Senado represente um sinal político favorável ao Brasil, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) segue cautelosa e acompanha de perto os desdobramentos do tema. A entidade reconhece as dificuldades para a aprovação definitiva da medida e mantém suas tratativas e monitoramento junto às autoridades nacionais e internacionais em defesa dos interesses da indústria moveleira brasileira.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com | (14) 99156-0238

APOIADORES