A ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) anunciam o lançamento do novo ciclo do SIMB: Programa de Sustentabilidade do Setor do Mobiliário – CICLO 2024/2025.
A iniciativa integra o escopo do Projeto Setorial Brazilian Furniture, que atua na promoção da internacionalização das marcas e no incremento das exportações dos móveis brasileiros. Destacando, para tal, a gestão sustentável como um dos fatores que caracterizam a originalidade e a qualidade da indústria brasileira do mobiliário, sexta maior produtora mundial no setor.
O lançamento do novo ciclo do SIMB responde às crescentes demandas socioambientais frente às aceleradas mudanças climáticas, alinhando-se de maneira atualizada à agenda ESG (Environmental, Social, and Governance) e ao Guia de Sustentabilidade da Organização das Nações Unidas.
Os princípios Ambientais, Sociais e de Governança tornaram-se algumas das prioridades de compradores e consumidores no Brasil e no mundo. Dessa forma, tanto colaborando com pautas essenciais para o desenvolvimento global quanto fortalecendo a reputação e a competitividade no mercado, demonstrando um compromisso real das empresas com o futuro.
A indústria moveleira no Brasil, aliás, tem se destacado como uma referência na adoção de práticas de gestão sustentável. As empresas exportadoras participantes do Brazilian Furniture possuem certificações de reconhecimento internacional que asseguram a neutralidade de emissão de carbono, a procedência das madeiras e demais matérias-primas utilizadas na produção, bem como o impacto ambiental de seus processos fabris e produtos.
Dando continuidade a esse trabalho, garantindo a adoção de práticas que respeitem e valorizem a diversidade natural e cultural brasileira, bem como atualizando-se às normas e padrões internacionais, o SIMB 2024/2025 é composto por um conjunto abrangente de ferramentas práticas, projetadas para ajudar as empresas do setor a integrarem critérios de sustentabilidade em suas operações.