Programa de apoio à exportação de micro e pequenas empresas é lançado na Serra e no Noroeste do RS

A Microempa – Associação das Empresas de Pequeno Porte do Rio Grande do Sul, em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos realizou, na última quarta-feira (24), o lançamento oficial do Programa de Qualificação para Exportação, o PEIEX, que deverá beneficiar, entre outros segmentos, micro e pequenas empresas moveleiras nas regiões da Serra e do Noroeste gaúcho.

O programa é apoiado pela ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário que, junto à Apex-Brasil, organiza o Projeto Setorial Brazilian Furniture, de apoio às exportações no setor moveleiro. 

O coquetel de lançamento contou com a presença de representantes da Microempa e da Apex-Brasil, além do secretário do desenvolvimento econômico, trabalho e emprego de Caxias do Sul, Élvio Gianni, da diretora-executiva da ABIMÓVEL, Cândida Cervieri, além de membro de demais entidades e instituições de ensino do setor de comércio internacional na região. 

O evento simbolizou o início oficial das atividades do programa. Referência no segmento de empresas de pequeno porte, a associação venceu o edital lançado pela Apex-Brasil para operar o programa na Serra Gaúcha e na região Noroeste do estado. O Núcleo Operacional vai funcionar em Caxias do Sul, com polos também em Bento Gonçalves, Erechim e região.

Sobre o PEIEX

O PEIEX capacita gratuitamente empresas brasileiras para o processo de exportação de produtos e serviços. Antes mesmo do lançamento do programa nas duas regiões, o projeto já contava com 34 empresas em atendimento e 19 com o termo de adesão assinado. A meta para os próximos dois anos é capacitar pelo menos 125 empresas no Núcleo Operacional e seus dois polos. 

Em âmbito nacional, o programa já qualificou mais de 25 mil empresas para a exportação nos últimos 13 anos. Apenas no Rio Grande do Sul, mais de 4,5 mil negócios foram preparados para exportar desde 2008.  

“É uma satisfação enorme trazer para a nossa região esse importante programa de capacitação e desenvolvimento. Ele está intimamente ligado aos objetivos da Microempa, que é contribuir efetivamente para o desenvolvimento da nossa comunidade, por meio do investimento no potencial exportador da nossa região e dos nossos empresários e empresárias”, projeta o presidente da Microempa, Pedro Steffens.   

A ABIMÓVEL compartilha do otimismo. “O polo moveleiro gaúcho é um dos mais representativos tanto em participação no mercado doméstico quanto internacional, sendo também bastante diversificado em termos de produtos e do porte das empresas. Dessa forma, contar com um programa que apoie os micro e pequenos empresários locais no processo de internacionalização dos negócios, sobretudo tratando-se da Apex-Brasil, nossa grande parceira, é certamente um marco muito importante para a indústria de uma forma geral. Trabalharemos unidos na prospecção de empresas e execução das ações que incluam nosso setor, tanto no Rio Grande do Sul como nas demais entidades da federação”, fala Cândida Cervieri, diretora-executiva da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário. 

Como participar do PEIEX?

Entre 2018 e 2020, os municípios da Serra e Região Noroeste exportaram, em média, um valor agregado anual de aproximadamente R$ 4 bilhões, conforme levantamento da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos. Montante que motivou a escolha de ambas as regiões para a implantação do PEIEX, que já está implantado e rendendo frutos em diversas regiões do País – clique para saber mais

A participação no programa é gratuita e podem se inscrever micro e pequenas empresas locais com CNPJs ativos, produto ou serviço exportável, que desejam se qualificar para exportação em até dois anos e tenham condições de aumentar sua produção ou dedicar parte dela para atender clientes internacionais. Possibilidade de adaptar produtos e serviços para o mercado internacional, disponibilidade para melhorias de gestão e recursos financeiros para investir na exportação (ou concordem em exportar de forma indireta) também são critérios observados.  

Para mais informações, entre em contato com a Microempa – microempa.com.br.

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!
Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL

Imprensa: press@abimovel.com