Pressione ESC para sair

Primeiro semestre de 2025 se encerra com falta de confiança

Em junho de 2025, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) atingiu 48,6 pontos, após recuar 0,3 ponto frente a maio, afastando-se da linha de 50 pontos e evidenciando que a falta de confiança se tornou mais intensa e disseminada no mês. Em todos os meses do primeiro semestre de 2025, o ICEI refletiu a falta de confiança dos empresários.

O recuo do ICEI em junho foi motivado pela piora das expectativas dos empresários do setor, especialmente as relacionadas à economia brasileira. O Índice de Condições Atuais ficou em 44,1 pontos no mês, após permanecer praticamente estável em relação a maio (+0,1 ponto). Os Índices de Condições Atuais da Economia Brasileira (+0,1 ponto) e da Empresa (+0,2 ponto) também registraram variações próximas da estabilidade. O resultado indica que a avaliação dos empresários sobre as condições atuais da economia e das empresas segue negativa.

Já o Índice de Expectativas ficou em 50,9 pontos em junho de 2025, após recuar 0,4 ponto frente a maio. A piora das expectativas foi impulsionada, sobretudo, pelo aumento do pessimismo em relação à economia brasileira: o Índice de Expectativa da Economia Brasileira caiu 0,8 ponto, para 41,7 pontos. O Índice de Expectativas da Empresa também recuou, mas ainda mantém sinalização de otimismo por parte dos empresários, com queda de 0,3 ponto, para 55,5 pontos.

Veja o ICEI completo: www.portaldaindustria.com.br

APOIADORES

Ibá CNI Sebrae Apex Brasil Ministérios Governo Federal