Representando o setor moveleiro nacional, o presidente da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), Irineu Munhoz, esteve presente em mais uma importante reunião do Fórum Nacional da Indústria, realizada no escritório da CNI (Confederação Nacional da Indústria), em São Paulo (SP), na última sexta-feira (17).
O encontro reuniu importantes lideranças da indústria e representantes dos principais setores produtivos do Brasil para discutir estratégias e políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à reindustrialização do país.
Durante a reunião, foi apresentada a “Declaração pelo Desenvolvimento da Indústria e do Brasil”, um documento que sublinha a necessidade urgente de modernizar a base industrial brasileira para garantir crescimento e competitividade. “Reindustrializar o país, sob bases mais modernas de desenvolvimento, é um imperativo para a retomada do crescimento e desenvolvimento sustentável”, destaca a declaração, que reforça que o país não pode correr o risco de ficar atrás na corrida global por inovação, comprometendo seu futuro.
Para tal, a pauta da reunião destacou a importância de uma política industrial robusta como questão de sobrevivência para o país. “As economias avançadas estão realizando investimentos maciços em suas indústrias, com o objetivo de permanecerem na vanguarda tecnológica e consolidarem sua liderança no mercado. A implementação de uma política industrial robusta é, portanto, uma questão de sobrevivência para o país.”
Irineu Munhoz destaca a importância das discussões levantadas e a necessidade de políticas que promovam o desenvolvimento constante da indústria brasileira, reforçando o papel do setor moveleiro neste contexto: “O setor de móveis no Brasil conta com 19,3 mil empresas que geram cerca de 269 mil empregos diretos e indiretos, impactando positivamente na economia nacional, além de desempenhar um papel fundamental na cadeia de valor industrial. É crucial, portanto, que tenhamos apoio para a modernização de nossos parques fabris, incrementando ainda mais a competitividade, a qualidade e a viabilidade de nossos produtos no mercado brasileiro e mundial. Gerando, assim, ainda mais emprego, renda e investimentos no país”, opina.
Munhoz também ressalta que as transformações para uma economia digital e de baixo carbono, baseada em energia renovável, colocam a reindustrialização como prioridade no Brasil para uma liderança no novo paradigma global de descarbonização e economia verde. “A indústria brasileira está pronta e disposta a contribuir com o projeto nacional de reindustrialização”, conclui o presidente da ABIMÓVEL.
MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!
Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com