Ocorreu no último dia 12 de dezembro, em Bento Gonçalves (RS), a cerimônia oficial de empossamento das novas diretorias da Movergs (Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul) e do Sindmóveis (Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves) para o biênio 2023-2024.
Eleito como presidente da Movergs para o período, Euclides Longhi ressaltou o potencial da indústria moveleira gaúcha e enfatizou o foco no associativismo como um dos principais eixos estratégicos de sua gestão. “O setor moveleiro gaúcho é forte e capaz de se reinventar em meio às dificuldades. Mas para dar certo é preciso a união de toda sua cadeia produtiva. Por isso vamos assumir a Movergs com a missão de fortalecer cada vez mais o associativismo. Também será dada uma atenção especial às ações junto ao governo municipal, estadual e federal, buscando benefícios para todo o setor”, assegurou Longhi, que trabalha há 45 anos no segmento.
Ele continua: “Queremos também estar cada vez mais conectados aos empresários moveleiros do nosso estado e do País. Integrando-nos, ainda, cada vez mais com a nossa entidade nacional, a ABIMÓVEL, a qual eu agradeço o amigo e presidente, Irineu Munhoz, e toda a sua diretoria pelo brilhante trabalho frente à entidade e por nos prestigiar neste momento. Tenho certeza que essa aproximação será crucial para entendermos as dificuldades dos nossos empresários e, juntos, criarmos oportunidades e planejarmos ações que beneficiem nossas empresas”.
Agora à frente do Sindmóveis, Gisele Dalla Costa também aproveitou a ocasião para enfatizar a dedicação e trabalho mútuo de todos os envolvidos nas novas gestões das entidades em prol do polo moveleiro de Bento Gonçalves e de toda a indústria de móveis gaúcha. “No que depender de mim, dos diretores e dos conselheiros, não vai faltar sinergia e dedicação de todos nós nos próximos dois anos”.
A nova presidente do Sindmóveis reforçou, ainda, a realização das feiras Movelsul e Fimma, em agosto de 2023, bem como da 25ª edição do Prêmio Salão Design, que ocorrerá durante a realização dos eventos, que serão organizados mais uma vez simultaneamente, a exemplo da última edição.
A cerimônia de posse dos novos representantes das entidades contou com a presença de autoridades, lideranças, empresários, profissionais da imprensa e demais convidados, incluindo o presidente da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), que parabenizou em seu discurso os novos representantes eleitos, ressaltando os princípios de “união e foco” que devem sempre prevalecer no desenvolvimento da cadeia moveleira no Brasil, acrescentando o papel e a disposição da entidade — que representa a indústria moveleira nacional — na construção de um setor cada vez forte e em sinergia.
“Tenho a honra de retornar a Bento Gonçalves para participar do processo de transição de duas entidades moveleiras tradicionais, o que demonstra maturidade e o profissionalismo do empresariado desta terra. Isso também é motivo de orgulho para a ABIMÓVEL, porque evidencia o pensar maior da indústria, a alternância de líderes nas entidades e a responsabilidade com a cadeia produtiva de madeira e móveis”, falou Irineu Munhoz.
O presidente da entidade aproveitou a oportunidade para ressaltar, ainda, que o PROJETO COMPRADOR da Movelsul já conta também com os recursos garantidos por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture, fruto da parceria da ABIMÓVEL e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que organizam a ação. “Desejo a vocês sucesso nessa nova jornada e que o espírito associativista esteja sempre presente nas decisões do dia a dia”, finaliza Munhoz.