Pressione ESC para sair

PIB do Brasil surpreende e cresce 1,9% no primeiro trimestre

  • Geral
  • 5 de junho de 2023

Com o impulso da safra agrícola, a economia brasileira surpreendeu analistas e registrou crescimento de 1,9% no primeiro trimestre de 2023, na comparação com o quarto trimestre de 2022.

É o que indicam os dados do PIB (Produto Interno Bruto) divulgados na última quinta-feira (1º) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Trata-se do primeiro resultado do indicador no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A variação de 1,9% ficou acima das estimativas do mercado financeiro. Na mediana, analistas consultados pela agência Bloomberg esperavam alta de 1,3%.

O avanço veio após leve recuo de 0,1% no quarto trimestre de 2022, segundo dados revisados pelo IBGE. Inicialmente, a variação divulgada pelo instituto para esse período havia sido de retração de 0,2%.

O primeiro trimestre deste ano foi marcado pelas condições favoráveis de produção na agropecuária. Estimativas indicam recorde para a safra de grãos do país em 2023.

Segundo o IBGE, o crescimento do PIB de janeiro a março foi puxado pela alta de 21,6% na agropecuária (21,6%), que tem peso de aproximadamente 8% na economia do país. O avanço do setor foi o maior desde o quarto trimestre de 1996, disse o instituto.

APOIADORES

Ibá CNI PDCI Sebrae Brazilian Furniture Apex Brasil Ministérios Governo Federal