Estado nordestino foi o primeiro a receber o lançamento presencial do projeto
A primeira apresentação presencial do Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário (PDCIMob) ocorreu em João Pessoa, na Paraíba, na noite de 13 de outubro, no Centro de Educação Empreendedora do SEBRAE, mostrando aos empreendedores moveleiros da região ações para ampliar a competitividade dos pequenos negócios.
O PDCIMob é realizado pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com o apoio do SEBRAE-PB e da Associação dos Fabricantes de Móveis e Artefatos de Madeira da Paraíba (AMAP). “Esse é um projeto importante para que possamos buscar mais conhecimento e desenvolvimento para os negócios”, saudou João Paulo Ferreira, membro da diretoria da AMAP e diretor administrativo da Real Marcenaria, durante o evento.
Oferecer avanços competitivos aos pequenos negócios é um dos objetivos que norteiam a iniciativa. “O projeto está estruturado para que as micro e pequenas empresas estejam preparadas para atender as demandas de um mercado ágil e competitivo, tendo a inovação e a transformação digital como um dos pilares de atuação”, explicou o gerente de Projetos da ABIMÓVEL, Willian Casarim.
O PDCIMob trabalhará em três trilhas estratégicas durante os próximos dois anos. Com atuação em rede, unindo ABIMÓVEL e unidades do SEBRAE nos Estados, além de sindicatos parceiros e equipes especializadas, o projeto atuará com ações em inteligência setorial e digital; melhoria da competitividade; e aproximação comercial.
Na primeira delas, o objetivo é entender o perfil do empresário e das empresas participantes (Persona), além de medir o grau de maturidade digital de cada uma delas (Jornada Digital). “Temos quatro níveis de maturidade digital, com planos de ação de acordo com o nível, com ações a serem implementadas para aprimorar a performance dessas empresas no ambiente digital de cada negócio, com acompanhamento de especialistas”, disse Casarim. “E não se resume apenas a se promover e vender nas redes sociais, mas também orientar as empresas para outros canais, como o e-commerce”, prosseguiu.
Para melhorar a competitividade, as ações incluem a inclusão de pelo menos 100 empresas no programa Brasil Mais Móveis, a fim de promover mais inovação aos negócios, e o desenvolvimento do design integrado à indústria. “Haverá uma metodologia específica para incluir o design, com uma equipe de designers que trabalhará dentro das empresas para conhecer a cultura e o parque fabril a fim de agregar valor aos produtos”, explicou Casarim.
Por fim, a trilha da aproximação comercial conectará os participantes à cadeia de fornecedores, de modo a gerar negócios na cadeia produtiva, e a compradores por meio de rodadas de negócios nacional e internacional. “Vamos atuar focados para que as rodadas gerem resultados, para identificar quais compradores têm o perfil das empresas participantes”, pontuou.
A analista do SEBRAE-PB Gorete Cirino destacou a cooperação da ABIMÓVEL e do SEBRAE como forma de arregimentar conhecimento e capacidade técnica às empresas. “Estamos unidos em propor ações que façam diferença aos pequenos negócios, estimulando o crescimento sustentável de cada operação participante”, destacou.
Para aderir ao PDCIMob, as empresas podem entrar em contato com a ABIMÓVEL pelo telefone (11) 3817.8711.