Pressione ESC para sair

Mobiliário com foco no bem-estar: cadeira Selena, da Morada Decor em parceria com Aciole Félix, é Platinum Winner no Design Skill Awards

Em outro importante marco para a indústria e o design de móveis brasileiro, mais uma parceria promovida por meio do PDCIMob (Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração do Mobiliário) alcançou o reconhecimento internacional com a conquista do Platinum Winner na categoria “Best Furniture Design for Comfort & Ergonomics” do prestigiado Design Skill Awards. A cadeira Selena, assinada pelo designer Aciole Félix para a Morada Decor chamou a atenção por seus diferenciais técnicos e visuais, que aliam estética, função e uma experiência sensorial única.

O prêmio é uma plataforma inclusiva que visa reconhecer o talento de designers ao redor do mundo, abrangendo diferentes áreas criativas, desde mobiliário até design gráfico e animação. A categoria com foco em conforto e ergonomia tem como objetivo premiar peças que ofereçam acolhimento tanto físico quanto sensorial, valorizando a experiência do usuário. A conquista é um exemplo claro do potencial do setor de móveis brasileiro, independentemente do tamanho da empresa.

Parte dos esforços do PDCIMob, uma iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em colaboração com o Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a integração entre designers e pequenas indústrias de móveis é uma ferramenta essencial para impulsionar a inovação e elevar a competitividade de marcas e profissionais brasileiros no mercado global, democratizando o acesso às tendências de design e incentivando a excelência em produção, sustentabilidade e criatividade.

Design sensorial: a essência da cadeira Selena

Nesse contexto, a cadeira Selena é fruto de um intenso processo criativo e de colaboração entre a Morada Decor e Aciole Félix, pensado para promover conforto em diferentes níveis: físico, visual e tátil. O designer descreve a cadeira como uma peça que “é, acima de tudo, uma experiência tátil — é preciso tocá-la, sentir suas transições e encaixes”. A Selena combina superfícies suaves, transições harmônicas e uma estrutura que envolve o usuário, oferecendo não apenas um assento, mas uma experiência de conforto.

A ergonomia sensorial é um dos principais diferenciais da cadeira, que foi cuidadosamente projetada para proporcionar bem-estar. A forma da Selena acolhe o corpo de maneira natural, enquanto o uso do vime cria uma sensação de leveza visual e oferece uma textura convidativa ao toque. “A transparência do material e a continuidade do design criam um efeito visual que, ao mesmo tempo, tranquiliza e inspira”, completa Félix.

Setor de móveis brasileiro no mundo

Rafael Schmidt, diretor comercial da Morada Decor, também compartilha sobre o desenvolvimento da parceria com o designer e o processo por trás da criação da cadeira Selena: “Durante a etapa de recomendação do design pelo PDCIMob, primeiramente contamos com a percepção aguçada de Dimitri Lociks, nosso orientador, a quem somos profundamente gratos, que nos apresentou o talentoso designer Aciole Félix. Aciole é excepcional, uma pessoa singular, que nos proporcionou diversas experiências e desafios na criação deste produto, além de nos fazer evoluir consideravelmente, ampliando nossas visões sobre a interação entre produto e usuários”, conta.

Ele continua: “Foi um percurso desafiador, em que tivemos que nos adaptar de diversas maneiras, tanto em atitudes quanto na forma de produção. A procura por materiais específicos e ferramentas distintas, assim como a desconstrução de velhos hábitos, tornou essa experiência prazerosa. Hoje, temos a satisfação de perceber que todo esse esforço está sendo valorizado. Sem dúvida, saímos desse processo muito mais capacitados do que quando começamos”.

Schmidt fala também da mudança significativa promovida pelo PDCIMob, que conta com trilhas estratégicas que promovem tanto o design aliado à indústria quanto a inteligência setorial e digital, e a melhoria da competitividade por meio da integração com os diferentes players da cadeia produtiva do mobiliário.

“A chance de uma pequena indústria contar com a expertise de profissionais renomados, tanto nacional quanto internacionalmente, transformou nossa maneira de perceber o mercado e os desafios que ele apresenta. A oportunidade de interagir com o mercado global por meio de eventos de negócios organizados pela ABIMÓVEL e pelo Sebrae, a assistência em decisões estratégicas cruciais para a companhia e a orientação em ações fundamentadas em informações e abordagens eficazes aumentaram nossa segurança, produtividade e lucratividade. Hoje, conquistamos diversos prêmios, o que nos proporcionou uma visibilidade muito maior para nossos produtos e marca”, finaliza o diretor comercial da Morada Decor. 

Mobiliário pensado para o viver

Cândida Cervieri, diretora-executiva da ABIMÓVEL, também celebrou a conquista: “Ver o reconhecimento de uma peça que alia o talento dos designers e a capacidade da pequena indústria nacional é motivo de grande orgulho. A cadeira Selena é um exemplo de como o design brasileiro pode inovar ao focar nas necessidades contemporâneas. Acreditamos que o design deve ir além da estética; ele deve ser capaz de melhorar a vida das pessoas, proporcionando conforto e bem-estar em todos os sentidos. A Selena é uma representação fiel desse conceito, e estamos orgulhosos de apoiar criações como essa”.

Esse conceito, aliás, dá também o tom do Prêmio Design da Movelaria Nacional, uma ação inovadora da ABIMÓVEL, em parceria com o Sebrae e com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Dividido em seis categorias, o prêmio, que está com inscrições abertas, estimula talentos e empresas de todos os portes e regiões do Brasil a desenvolver soluções em mobiliário e itens de decoração que integrem design, inovação, viabilidade econômica e ambiental com foco no bem-estar e em demandas emergentes. 

As peças vencedoras de cada categoria serão expostas nos maiores eventos do design mundial, como o Salão do Móvel de Milão, na Itália, e a ICFF (International Contemporary Furniture Fair) em Nova York, nos Estados Unidos. Além de troféus, certificações e do reconhecimento internacional obtido a partir da autoridade das entidades realizadoras do prêmio, esta é uma oportunidade imperdível para colocar seu nome e marca entre os maiores do setor. 

Saiba mais e inscreva-se: mkt.abimovel.com/premiodesign.

Sobre o PDCIMob

As micro e pequenas empresas representam 78% do setor moveleiro no Brasil. O Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário, ou PDCIMOb, é uma iniciativa desenvolvida entre a ABIMÓVEL e o Sebrae Nacional, com o objetivo de aprimorar a eficiência nas operações desses negócios em todas as etapas da gestão, produção e comercialização, tendo como base três principais trilhas estratégicas: Inteligência Setorial e Digital, Melhoria da Competitividade e Design Aliado à Pequena Indústria, e Aproximação Comercial. 

Ao promover a integração e aproximação entre todos os elos do setor, portanto, a iniciativa visa fortalecer a competitividade e impulsionar a inserção das empresas de pequeno porte no mercado, estimulando também a economia nacional. Posicione a sua micro e pequena indústria moveleira na liderança, acesse: pdcimob.abimovel.com. 

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com

APOIADORES

Ibá CNI Sebrae Apex Brasil Ministérios Governo Federal