A ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário vem manifestar sua discordância em relação a fala do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Carlos Von Doellinger, ao Jornal Valor Econômico, na qual defendeu que o Brasil deve deixar de apoiar a indústria e coloque foco em suas vantagens comparativas, como agronegócio e a mineração.
É lamentável que um alto dirigente tenha uma posição tão equivocada e simplista quanto a importância e o papel da indústria para o país e demais setores da economia. A indústria brasileira é responsável pela geração de empregos de qualidade, parques fabris com tecnologia e inovação de ponta, uma indústria manufatureira nacional que responde por cerca de 25% da arrecadação federal, 50,6% das exportações e 65% dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
Nesse sentido, a ABIMÓVEL lembra que uma economia vigorosa, se consolida com setores fortes e integrados, quer na indústria, no agronegócio ou serviços. O Brasil não pode fazer escolhas equivocadas entre setores, principalmente num país com uma indústria tão ampla, pujante e diversificada como a nossa. Nossos problemas concentram-se no elevado custo do capital, na falta de segurança jurídica, na elevada carga tributária, no “custo Brasil”, em problemas de infraestrutura e logística, entre outros.
Portanto, a entidade vem registrar a sua discordância e desconforto quanto a manifestação do referido executivo.
São Paulo, janeiro de 2021.
DIREÇÃO DA ABIMÓVEL