Irineu Munhoz, presidente da ABIMÓVEL, recebe título de Cidadão Honorário de Arapongas

Em sessão solene realizada na última quinta-feira (09), a Câmara Municipal de Arapongas (PR) concedeu o Título de Cidadão Honorário ao Srº Irineu Munhoz, respeitado empresário do ramo moveleiro e que atualmente ocupa o cargo de presidente da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário). De iniciativa do vereador Major Arduin, a proposta para a concessão de cidadania se dá em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município, sobretudo no âmbito empresarial.

A solenidade foi presidida pelo presidente da Casa, vereador Márcio Nicke e contou com a presença do prefeito Sérgio Onofre; dos vereadores Toninho da Ambulância, Miguel Messias e Meiry Farias; do presidente do SIMA (Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas), José Lopes Aquino; do Tenente Goldin, representando o comando da 7ª CIA da PM de Arapongas; de Wesley Squilino, presidente do Conselho de Segurança; bem como de familiares e amigos do homenageado.

Em seu pronunciamento, o autor da proposta, Major Arduin, cumprimentou o homenageado, a família e colaboradores, enaltecendo a contribuição do empresário para o desenvolvimento local e geração de emprego. “A concessão do título homenageia não somente o empresário Irineu Munhoz. Trata-se de homenagear todos os nossos empresários e trabalhadores que merecem todo nosso respeito e reconhecimento. É um empresário que sempre lutou pelo desenvolvimento do nosso município e hoje é motivo de alegria em torná-lo cidadão de Arapongas”, disse Arduin.

Emocionado, Munhoz agradeceu a honraria: “É com imensa gratidão e entusiasmo que recebo o Título de Cidadão Honorário de Arapongas. Agradeço profundamente à Câmara de Vereadores por essa distinção, que me enche de orgulho e responsabilidade”.

A outorga do Título de Cidadão Honorário é uma forma de o Legislativo Municipal reconhecer a atuação daqueles que contribuíram com o desenvolvimento do Município. A concessão do título de Cidadão Honorário é uma matéria própria dos poderes legislativos, nas três esferas da federação brasileira. A pessoa que recebe o título de Cidadão Honorário passa a ser um conterrâneo, mesmo que não tenha nascido no município, que lhe concede tal homenagem.

BIOGRAFIA

Nascido em 5 de junho de 1954 em São Joaquim do Pontal, Paraná, Irineu Munhoz é o oitavo dos onze filhos de João Manoel Munhoz e Catarina Macitelli. Envolvendo-se desde muito jovem na mercearia da família. 

Após o serviço militar, tendo atuado no Exército Brasileiro, onde logo tornou-se Cabo, entrando para a reserva como Segundo Sargento, Munhoz prosseguiu para a faculdade em Paraguaçu Paulista (SP), onde se graduou como engenheiro agrônomo. Sua carreira começou na Transparaná, uma empresa de revenda de produtos da Massey Ferguson, inicialmente em Dourados (MS) e depois em Paranavaí (PR), onde conheceu e se casou com Marlene Donizete Simões, com quem teve dois filhos, Diego e Rodrigo.

Em 1988, sua carreira o levou a Arapongas (PR), município em que sua trajetória no setor moveleiro começou a tomar forma. Em 1992, ao lado de Robertson Caetano Pinto, adquiriu a Nelmar Móveis, uma pequena empresa com apenas cinco funcionários. Sob a gestão de Munhoz, a empresa, renomeada de Caemmun Movelaria, floresceu e expandiu-se significativamente, marcada por um forte senso de comunidade e dedicação ao setor e à cidade de Arapongas.

Além de seu sucesso empresarial, Irineu sempre esteve envolvido em atividades cívicas, incluindo o Rotary Club, a maçonaria e vários conselhos municipais, tornando-se uma figura central na indústria do mobiliário como presidente do SIMA (Sindicato dos Moveleiros de Arapongas) entre 2015 e 2021, e atualmente na presidência da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), além de ocupar posições de liderança na FIEP (Federação das Indústrias do Paraná).

Viúvo, casou-se novamente com Sandra Colonello e é hoje avô de três netos, Isabella, Helena e Enrico, compartilhando seu tempo entre o setor moveleiro, sua família e sua paixão por motocicletas, exemplificando uma vida de dedicação ao crescimento industrial e à comunidade. 

( * ) Com informações da Câmara Municipal  de Arapongas