Luxo, Casual e Tecnológico
A Sustentabilidade é o mote principal da temporada e SINCRONIA é a palavra-chave. O tema discute a conectividade entre os vários aspectos da moda: uma interpretação o e reinterpretação de conceitos, que contêm o antigo e o novo, uma reflexão de quem somos e as camadas que nos constroem. Entre as referências utilizadas, o pensamento renascentista.
“A velocidade da informação e a sua descentralização e as evoluções da ciência e da tecnologia produzem vários pontos de vista que se conectam em um mundo à flor da pele, no qual verdades, mentiras, o que é o belo e o que queremos esconder se conectam e vem à tona. Nunca vimos tantas referências à disposição das pessoas e estamos no meio de um processo de efervescência e na constante revisão de conceitos sobre a noção de humanidade. Uma efervescência criativa”, explica Walter Rodrigues.
Nesta edição a metodologia de produtos sofre uma transformação ganhando uma segmentação, dividida por ilhas, que enfocam Luxo, Casual, Tecnológico, Performance e Artesanal – apresentando em cada ilha itens sugeridos para os 10%, 30% e 60 % da pirâmide.
“Na realidade, entendemos que existe uma evolução para tudo, matemos a metodologia da pirâmide por que ela é um balizador e dá uma percepção muito clara de como as empresas podem agir no mercado, no desenvolvimento dos produtos. Mas agora, a comunicação desse novo momento, no qual entendemos que a velocidade do mundo faz com que a gente tenha que olhar para moda em 360 graus (com a figura que abre a apresentação da pesquisa que representa todos os setores) entender que o calçado interfere na roupa, no móvel, na bijoteria, colocamos uma nova maneira de apresentar a pesquisa, separando por ilhas, mas de uma forma muito consistente, o que vai vai ajudar ainda mais o estilista e o empresário na hora de escolher seus materiais para criar os produtos e fazer um mix produtivo de matérias que tenham uma inovação”, explica o coordenador.