Pressione ESC para sair

Indústria melhora a avaliação sobre a situação financeira no 3º trimestre de 2024

Em setembro de 2024, a produção industrial recuou pela primeira vez em três meses, enquanto o emprego no setor avançou pelo terceiro mês consecutivo. Apesar de um mês estável em termos de Utilização da Capacidade Instalada (UCI), que se manteve em um nível elevado, houve uma redução nos volumes de estoque da indústria, mantendo-se abaixo do planejado pelos empresários há cinco meses.

Na sondagem de setembro, os empresários industriais avaliaram a situação financeira e os principais desafios enfrentados, notando uma percepção de aumento dos preços de matérias-primas. Observou-se também uma diminuição na dificuldade de acesso ao crédito e uma menor insatisfação com o lucro operacional, resultando em uma melhora geral na avaliação da situação financeira.

Os problemas mais frequentes identificados no 3º trimestre foram a alta carga tributária e a escassez ou alto custo de matérias-primas e de trabalhadores qualificados. Apesar dos desafios, os indicadores de expectativas para outubro mostraram uma moderação do otimismo, mas com recuo nos índices de expectativa de demanda, emprego no setor e compras de matérias-primas.

APOIADORES

Ibá CNI PDCI Sebrae Brazilian Furniture Apex Brasil Ministérios Governo Federal