Indústria de transformação continua em patamar superior ao do ano passado

A indústria de transformação no Brasil continua a apresentar desempenho superior ao observado no ano passado. De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o emprego industrial, por exemplo, cresceu 0,2% em julho de 2024 e vem registrando aumentos modestos desde abril, sem apresentar quedas nos últimos dez meses. Comparado a julho de 2023, o emprego subiu 2,2%, e no acumulado dos sete primeiros meses de 2024, o crescimento foi de 1,7%. 

Outro indicador relevante foi o número de horas trabalhadas na produção, que registrou alta de 0,9% em julho em relação ao mês anterior e de 7,9% em comparação com o mesmo mês do ano passado.

O faturamento real da indústria se manteve praticamente estável em julho (+0,1%), mas apresentou um crescimento de 15,2% em relação a julho de 2023, e no acumulado do ano, o aumento foi de 3,4%. A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) também se manteve em 79,5% em julho, um patamar 1,6 ponto percentual acima do registrado no ano anterior, reforçando o crescimento contínuo da atividade industrial ao longo de 2024.

Confira o balanço dos Indicadores Industriais da primeira metade do ano aqui: https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/indicadores-industriais/?utm_source=jor&utm_medium=comunique&utm_campaign=release&utm_content=texto-fixo