Imagem: Freepik
Em janeiro de 2023, o volume de vendas do comércio varejista nacional subiu 3,8% frente ao mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na última edição da Pesquisa Mensal do Comércio.
Com isso, a média móvel trimestral para o varejo foi de 0,1% no trimestre encerrado em janeiro. Frente a janeiro de 2022, as vendas do comércio varejista cresceram 2,6%, sua sexta alta consecutiva. O acumulado nos últimos 12 meses (1,3%) superou o de dezembro (1,0%).
Na passagem de dezembro de 2022 para janeiro de 2023, sete das oito atividades do comércio varejista tiveram taxas positivas, entre elas, a categoria “móveis e eletrodomésticos”: +1,3%.
Em relação a janeiro de 2022, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 2,6%, com altas em seis das oito atividades pesquisadas, com influência ainda maior da categoria: +3,4% nessa variação.
Ao falarmos exclusivamente da venda de móveis, excluindo-se os eletrodomésticos, contudo, observa-se um recuo de 6,4% no volume de vendas em janeiro de 2023 na comparação com igual mês no ano passado. Quando se trata da receita nominal, porém, a variação é positiva: +7,7.
Veja mais: