
O governo de Donald Trump aceitou o pedido de consultas feito pelo Brasil na Organização Mundial do Comércio, mas afirmou que as queixas apresentadas pelo Itamaraty são temas de segurança nacional e, portanto, não estão sujeitas à revisão da entidade.
Apesar dessa argumentação, eles concordaram com as consultas. Na prática, isso abre uma janela para que autoridades do Brasil e dos EUA se reúnam para discutir o tarifaço —o Brasil tem apontado que seus canais de diálogo com Washington estão bloqueados.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva acionou os Estados Unidos na OMC, em reação às tarifas estabelecidas por Donald Trump, no dia 6 de agosto. A ação brasileira argumentava que tanto o tarifaço de 10% imposto pelo republicano em abril como a sobretaxa de 40% determinada em julho violavam regras da organização (50% no total).
Não há prazo para o processo de consultas.