Da versão digital de um evento físico para o início de uma nova experiência criada a partir do conceito de marketplace, essa é a proposta de evolução do Inspiramais — referência mundial em design, inovação e sustentabilidade em materiais para o universo da moda e do mobiliário.
Organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e contando com realizadores de peso, como a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário, a ABIMÓVEL, o Inspiramais foi criado há uma década, tendo passado por uma grande transformação no ano passado. Após 20 edições presenciais, os organizadores encararam os novos tempos e abraçaram o digital. A experiência da primeira edição foi bem-sucedida, contando com mais de 50 mil acessos, participantes de 48 países, cerca de três mil rodadas de negócios e mais de 1,5 mil horas de conferências virtuais.
Números que os idealizadores esperam repetir em mais uma edição virtual do evento, que ocorre até o dia 26 de fevereiro por meio da plataforma disponível no website oficial do evento – clique aqui.
Para falar mais não só sobre os dois dias de lançamento do evento, que ocorreu em 26 e 27 de janeiro, mas também sobre as principais novidades em produtos e tendências em materiais para a casa e o mobiliário é que batemos um papo com Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal.
CONFIRA ENTREVISTA EXCLUSIVA COM A SUPERINTENDENTE DA ASSINTECAL, IDEALIZADORA DA INSPIRAMAIS
ABIMÓVEL – Quais foram os destaques dos dois dias de lançamento do 2º Inspiramais Digital?
Ilse Guimarães – Na minha avaliação, o ponto alto foi o agigantamento das empresas de materiais, demonstrando o novo, buscando novas formas de engajamento, o compartilhamento de ideias, além da presença do têxtil, por meio do Inspiramais Têxtil. Importante destacar que o Inspiramais não termina aqui. A plataforma ainda fica disponível até o dia 26 de fevereiro, apresentando produtos e palestras âncoras para moda, além de uma agenda de negociações nacionais e internacionais entre os expositores e compradores.
ABIMÓVEL – Quando falamos em tendências em cores e materiais, quais são as novidades deste ano? Alguma questão especial para o setor de móveis e interiores?
Ilse – Hoje não trabalhamos somente com a questão de moda para se vestir, mas como um estilo de vida. Os móveis fazem parte desse universo, da forma de viver. Agora, vemos que o casulo “casa” se tornou primordial na vida das pessoas. Em relação aos materiais para mobiliário, temos as padronagens mais clássicas e, principalmente, muito material de valor percebido alto: couro, chenilles, veludo, materiais luxuosos, fortalecendo uma ideia atemporal na forma do móvel, bem como nas cores e nos tecidos. Muito caramelo, marinho, verde, beges mais secos, preto, branco, vermelho tijolo. Outro ponto importante é o conforto, já que a casa foi reconfigurada. Ela agora é escritório, escola das crianças, lugar onde acontece o entretenimento. Com isso, busca-se por móveis mais ergonômicos e acolhedores. No aspecto decorativo, conta com muita planta e muita madeira para aquecer, deixar o ambiente mais seguro. A casa foi remodelada para ser uma ilha de conforto.
ABIMÓVEL – Aliás, fale mais sobre a relação da Inspiramais com o setor moveleiro e com a própria ABIMÓVEL. Há ações programadas especialmente para este público?
Ilse – A ABIMÓVEL é realizadora do Inspiramais. Isso porque, o setor moveleiro está dentro do sistema moda, que envolve móveis, calçados, confecções e bijuteria. Os nossos expositores também fornecem para essa cadeia. Além disso, a Assintecal acredita na transversalidade dos materiais. O material que serve para colocar como adorno no sapato ou na confecção, pode ser transformado num puxador de móveis, por exemplo. Uma das ações especiais para o público moveleiro é o Projeto Fornecedor, colocando a indústria de móveis e a de materiais frente a frente. Há cerca de 35 empresas confirmadas, que participarão de rodadas de negócios on-line, entre os dias 02 e 05 de março de 2021.
ABIMÓVEL – Como o público pode ter acesso aos showrooms virtuais e quais tipos de ações podem ser realizadas por lá?
Ilse – A plataforma do Inspiramais Digital ficará disponível até o dia 26 de fevereiro, juntamente com os estandes virtuais, com contatos dos expositores e projetos especiais que podem ser acessados pelo site www.inspiramaisdigital.com.br . Além disso, durante todas as quartas-feiras do mês de fevereiro, a partir das 19h, grandes nomes vão compartilhar suas experiências sobre moda, sustentabilidade, design e inovação e muito mais, no Inspiramais Talk.
ABIMÓVEL – Mais informações sobre os estudos e temas apresentados?
Ilse – Dois pontos são extremamente importantes falando sobre Futureproof: O primeiro deles chamamos de “essência”. A partir da arquitetura, buscamos descobrir o que realmente é importante para estarmos bem dentro de casa. A partir da luz que esses espaços recebem, da medida dos ambientes, do material com que foram construídos e do mobiliário que pertence à essência desse lugar. Por outro lado, dentro disso também, a gente está falando muito de ancestralidade. Resgatar essa questão no mobiliário é muito interessante, porque a gente pode brincar muito com texturas, cores e estampas. Mas, principalmente, com referências ancestrais de grafismos, por exemplo, estampas de matriz africana, enfim, ter uma casa alegre, com jeito de Brasil. O mobiliário continua tendo essa referência muito forte na ergonomia e no conforto. Não vamos mais olhar para uma cadeira simplesmente porque é bonita. Vamos entender que ela é confortável, tem que fazer parte do espaço e que, principalmente, temos que nos sentir felizes nela.
MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!
Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – Abimóvel
Assessoria de Imprensa: Thaís Laurindo | press@abimovel.com | +55 14 99857-0108