Emprego, massa salarial e rendimento dos trabalhadores da indústria crescem em agosto

Na passagem de julho para agosto, todos os indicadores que medem o desempenho do mercado de trabalho industrial cresceram. É o que aponta a pesquisa Indicadores Industriais, da CNI (Confederação Nacional da Indústria), publicada na última semana, 7 de outubro de 2024.

Em agosto, o número de postos de trabalho na indústria subiu 0,4% em relação a julho. É o 11º mês consecutivo sem queda no emprego industrial. Na comparação com agosto do ano passado, o índice teve alta de 3,1%. Já no acumulado dos oito primeiros meses do ano, frente ao mesmo período de 2023, o emprego cresceu 1,9%. O emprego na indústria brasileira não apresenta resultado negativos há 11 meses. 

Segundo a pesquisa, os indicadores mais associados à atividade industrial mostraram estabilidade. O faturamento real das empresas, por exemplo, manteve-se estável (+0,7%) na comparação com julho deste ano. Na comparação com agosto do ano passado, o indicador aumentou 5,3%. De janeiro a agosto de 2024 frente aos mesmos meses de 2023, o faturamento acumula alta de 3,7%. 

Já a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) fechou agosto em 79,3%, 0,2 ponto porcentual abaixo da observada em julho, o que significa estabilidade. Ainda assim, a UCI de agosto de 2024 está 0,7 ponto porcentual acima da registrada em agosto de 2023.