Donald Trump (Partido Republicano) voltará à Casa Branca para um segundo mandato após quatro anos. O empresário derrotou a vice-presidente Kamala Harris, candidata do Partido Democrata, que era apoiada pelo atual presidente americano Joe Biden – que havia vencido Trump em 2020.
Seu retorno marca, possivelmente, um novo período de medidas mais protecionistas na economia americana, que marcaram seu governo anterior. Para a América Latina, o impacto pode ser sentido em questões como comércio exterior, imigração e investimentos, com novos desafios e também oportunidades provindas da nova gestão.
No mercado financeiro muitas foram também as repercussões. O dólar turismo chegou à cotação máxima de R$ 6,082 na venda na manhã da quarta-feira (6), logo após Donald Trump vencer a corrida presidencial, puxando também para cima a cotação do dólar comercial (usado em transações entre empresas e principal referência de cotação). A moeda, contudo, mudou de rumo e passou a recuar na noite seguinte. Especialistas em economia internacional acreditam, porém, que o dólar americano deva seguir se valorizando nas próximas semanas diante do processo de transição no governo da maior economia global.