Depois de quatro meses, pequena indústria volta a demonstrar confiança

Imagem: Freepik

ICEI Setorial de agosto também mostra que indústria da região Sul está confiante, pela primeira vez, desde abril; além disso, 22 dos 29 setores da indústria estão otimistas

 

A indústria de pequeno porte voltou a demonstrar confiança, pela primeira vez, em cinco meses. Na passagem de julho para agosto, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) setorial das pequenas indústrias cresceu 1,8 ponto. O indicador passou de 49,3 pontos para 51,1 pontos. É o que aponta a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O otimismo também avançou entre as empresas de médio e grande porte. Nas médias indústrias, o ICEI subiu 1,3 ponto e, agora, registra 51,9 pontos. Nas grandes indústrias, por sua vez, o indicador cresceu 1,5 ponto, passando para 53,1 pontos. 

Além disso, após quatro meses, a indústria do Sul do país voltou a demonstrar confiança. Segundo o levantamento, o indicador subiu 2,2 pontos, na região, passando de 47,9 pontos para 50,1 pontos. É importante relembrar que os empresários industriais do Sul não se sentiam confiantes desde maio, quando o Rio Grande do Sul foi atingido por enchentes que prejudicaram a atividade econômica na região. 

Em agosto, a confiança também cresceu nas indústrias de Centro-Oeste (+1,8 ponto), Sudeste (+1,6 ponto), Norte (+0,7 ponto) e Nordeste (+0,4 ponto). 

Na passagem de julho para agosto, 22 dos 29 setores industriais analisados também demonstraram otimismo, com destaque aos seguintes setores:Produtos de minerais não-metálicos (+ 5,3 pontos); Vestuário e acessórios (+ 4,2 pontos);  Produtos de material e plástico (+ 3,9 pontos); e Madeira (+ 2,2 pontos).