Pressione ESC para sair

Da Paraíba para o mundo: peça criada pela Esquadriart Móveis em parceria com Marcelo Bilac é Ouro no NY Design Awards

Conexão foi promovida a partir do PDCIMob, projeto desenvolvido pela ABIMÓVEL e o Sebrae

 

Em uma conquista que exalta a confluência entre cultura, diversidade natural e inovação na indústria e no design brasileiro, a mesa de centro Lapa, desenvolvida pela Esquadriart Móveis em colaboração com o designer Marcelo Bilac, recebeu a medalha de Ouro no prestigiado NY Design Awards. Inspirada na história e na natureza da região da Lagoa dos Patos, na Paraíba, a peça não apenas encanta pela estética, mas também conta a trajetória de uma parceria que agora ecoa internacionalmente.

O encontro entre a fabricante e o designer, aliás, é mais uma valiosa conexão promovida por meio do PDCIMob (Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário), iniciativa organizada pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com o Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que tem no design aliado à indústria uma de suas estratégias para o incremento da competitividade de micro e pequenas empresas de móveis no país. 

“Ver marcas como a Esquadriart alcançando seu primeiro reconhecimento internacional com o apoio de um trabalho estratégico desenvolvido a partir do PDCIMob é uma prova de que estamos no caminho certo para fortalecer o setor de móveis brasileiro, composto majoritariamente por empresas de pequeno porte”, enfatiza Cândida Cervieri, diretora-executiva da ABIMÓVEL. Dimitri Lociks, mentor das ações de design relativas ao projeto, ressalta que “o  incentivo às premiações faz parte da metodologia do PDCIMob, que visa elevar a percepção de valor dos produtos desenvolvidos no âmbito do projeto, mostrando que talento, gestão sustentável e inovação independem do tamanho da empresa”.

Parcerias e criações que contam histórias

A colaboração entre Bilac e Esquadriart foi fundamental para o sucesso da mesa de centro Lapa. “Desde o início, a relação fluiu de forma orgânica e foi baseada no respeito à tradição e na busca constante por inovação. Trabalhamos juntos, com uma comunicação aberta e constante, o que nos permitiu explorar diferentes materiais e técnicas. Foi um processo colaborativo, onde tanto o know-how industrial quanto minhas propostas de design se complementaram, resultando em uma peça que une tradição e contemporaneidade”, conta o designer.

O processo criativo da mesa Lapa começou com uma pesquisa aprofundada sobre a história de Patos e suas paisagens naturais. A ideia de capturar a essência da lagoa surgiu da vontade de trazer para o design um sentido de pertencimento à região: “Nas reuniões de briefing passamos para o Marcelo algumas referências históricas da cidade de Patos, onde fica localizada a nossa fábrica. Pois o nosso intuito era confeccionar uma peça que retratasse a regionalidade do nosso povo, permitindo que ela seja um objeto não só funcional, como também conte uma história. Sendo assim, Marcelo conseguiu enlaçar o pato e o lago, que faz referência a escolha do nome da cidade, com o monte Serrote do Espinho Branco, ponto turístico local”, contam Sebastião M. Filho e Lindsay Franco, diretores da Esquadriart Móveis.

Incorporando, portanto, elementos da paisagem, a mesa de centro Lapa apresenta contornos suaves que evocam a tranquilidade e a beleza do cenário, trazendo a natureza e o contexto histórico da região paraibana para dentro dos ambientes. “A fluidez da mesa remete às curvas da lagoa e às formas orgânicas encontradas na paisagem, proporcionando uma ligação visual e emocional com o ambiente que a inspirou”, fala Bilac, que assina a peça.

Fechando essa conexão com a cultura e a natureza dos entornos, o processo de fabricação da mesa priorizou materiais sustentáveis, bem como a valorização da mão de obra e das técnicas de produção locais. “Foi um processo que envolveu a comunidade e também muita pesquisa sobre a história e a cultura do lugar”, explica o designer.

Ouro no NY Product Design Awards

“Essa é a nossa primeira premiação internacional. Para nós tem grande significado, já que representa um pontapé inicial para outras conquistas no mercado externo. Essa resposta positiva diante de nossa dedicação e esforço nos dá ânimo para buscar sempre mais“, comemora a direção da Esquadriart. “Não teríamos chegado tão longe sem o apoio da ABIMÓVEL e do Sebrae. Estamos muito gratos por todo conhecimento transmitido pelo PDCIMob. Há mais de um ano estamos recebendo instruções que já resultaram em vários progressos dentro de nosso planejamento de gestão, marketing e desenvolvimento empresarial”, reforçam. 

Com um trabalho já consolidado internacionalmente, contando com peças que se destacam em grandes eventos como a Semana de Design de Milão, na Itália, Marcelo Bilac também compartilha sua satisfação com a premiação e com o projeto: “Participar do PDCIMob tem sido uma experiência extremamente enriquecedora. Ao aproximar designers e indústrias, as ações têm gerado oportunidades de inovação que antes eram mais difíceis de alcançar. A troca de experiências com outros profissionais e o aprendizado sobre a dinâmica do mercado trouxeram uma nova perspectiva para o meu trabalho”.

Ele complementa: “Ser reconhecido no NY Product Design Awards é extremamente importante, não apenas para mim como designer, mas também para o design brasileiro como um todo. Esse reconhecimento internacional destaca o talento e a capacidade inovadora do Brasil no cenário global de design. A conquista na categoria Ouro consolida anos de dedicação, pesquisa e paixão pelo mobiliário”

Competitividade, desenvolvimento e integração do mobiliário

Com 18 premiações internacionais já conquistadas por projetos participantes do PDCIMob, o programa continua a impulsionar a inserção de micro e pequenas empresas no mercado global. “O design de móveis brasileiro possui uma riqueza cultural única, com influências de diferentes épocas e regiões, resultando em criações autênticas e inovadoras. Nossa capacidade de unir tradição e boas práticas, utilizando materiais locais e sustentáveis, é um forte diferencial. Para aumentar a visibilidade global, devemos continuar investindo em plataformas de exposição internacional, como feiras e premiações, além de fortalecer o branding do design brasileiro, posicionando-o como referência em inovação e sustentabilidade”, fala Bilac. 

Para o futuro, tanto a Esquadriart quanto Marcelo Bilac estão de olho em novas oportunidades, como o Prêmio Design da Movelaria Nacional, promovido pela ABIMÓVEL com correalização do Sebrae Nacional e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). “Minhas expectativas são altas, especialmente porque vejo essa premiação como uma oportunidade de mostrar ainda mais o valor do nosso design. Trata-se de uma excelente vitrine para as indústrias e designers brasileiros no mercado global”, finaliza o designer. Para conhecer mais sobre o prêmio, acesse: mkt.abimovel.com/premiodesign

Sobre o PDCIMob

As micro e pequenas empresas representam 78% do setor moveleiro no Brasil. O Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário, ou PDCIMOb, é uma iniciativa desenvolvida entre a ABIMÓVEL e o Sebrae Nacional, com o objetivo de aprimorar a eficiência nas operações desses negócios em todas as etapas da gestão, produção e comercialização, tendo como base três principais trilhas estratégicas: Inteligência Setorial e Digital, Melhoria da Competitividade e Design Aliado à Pequena Indústria, e Aproximação Comercial. 

Ao promover a integração e aproximação entre todos os elos do setor, portanto, a iniciativa visa fortalecer a competitividade e impulsionar a inserção das empresas de pequeno porte no mercado, estimulando também a economia nacional. Posicione a sua micro e pequena indústria moveleira na liderança, acesse: pdcimob.abimovel.com. 

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com

APOIADORES

Ibá Sebrae FIEP CNI Brazilian Furniture Apex Brasil Ministérios Governo Federal