Custos da indústria caem pela 5ª vez seguida, mas estão 25% acima do período pré-pandemia

Imagem: Freepik

O ICI (Indicador de Custos Industriais), divulgado no final do mês passado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), registrou queda pelo quinto trimestre consecutivo. Os custos da indústria recuaram 2,3% no terceiro trimestre de 2023 na comparação com os três meses anteriores. No entanto, o ICI ainda se encontra em patamar elevado: 25,3% acima dos níveis pré-pandemia.

Na avaliação da equipe econômica da CNI, essa queda na comparação trimestral pode ser explicada pelo recuo de dois dos três componentes do ICI: o custo de produção caiu 2,7% e o custo de capital, 2,1%. Já o custo tributário apresentou alta de 0,7%, o que não foi suficiente para reverter o recuo dos demais componentes do índice.

“Mais uma queda nos custos da indústria é um bom sinal, mas não significa que o segmento já tenha se recuperado da alta nos valores verificada durante a pandemia de Covid-19. Os números mostram que os custos ainda estão 25% superiores ao período pré-pandemia”, afirma o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.