Confiança melhora na indústria moveleira, mas segue ainda baixa

A indústria brasileira encerrou o primeiro semestre de 2023 com mais setores confiantes do que com falta de confiança. Em junho, houve avanço em 22 dos 29 setores industriais pesquisados, em todos os portes de empresas (pequenas, médias e grandes) e em todas as regiões do Brasil. Seis desses setores fizeram transição de falta de confiança para confiança – nenhum fez o caminho contrário. Essa recuperação é resultado de uma melhora tanto da avaliação das condições atuais quanto das expectativas para os próximos seis meses na maioria dos setores, é o que mostra o Índice de Confiança do Empresário Industrial – Resultados Setoriais, da CNI (Confederação Nacional da Indústria). 

No setor moveleiro, a confiança segue abaixo da linha dos 50 pontos, que separa a confiança da falta de confiança entre os empresários industriais, ficando em 49,1 pontos. O número, porém, é melhor do que no mês passado (44,7) e se aproxima de um cenário de transição, mas ainda relativamente aquém do nível de confiança registrado em junho de 2022, que era de 56,2 pontos.

Apesar da melhora nas perspectivas, a região Sul é a única que seguiu com falta de confiança no mês de junho. 

 

Confira o ICEI completo: https://static.portaldaindustria.com.br/portaldaindustria/noticias/media/filer_public/44/0d/440d9640-d18d-45ad-b7df-391224724c7f/icei_setorial_junho_2023.pdf