Comunicado: ABIMÓVEL INFORMA CANCELAMENTO DA FEIRA ALEMÃ IMM COLOGNE 2025

A Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL) informa aos seus associados e parceiros sobre o cancelamento da próxima edição da feira IMM COLOGNE, que ocorreria em janeiro de 2025 na cidade de Colônia, na Alemanha. A pausa na organização do evento foi anunciada pela Koelnmesse em conjunto com a Association of the German Furniture Industry (VDM) e a German Furniture and Kitchen Retailers Association (BVDM), que reforçaram que “tal decisão, fruto de intensas discussões, é reflexo das condições desafiadoras enfrentadas pela indústria moveleira, especialmente na Alemanha, marcadas por uma significativa redução na demanda doméstica e uma queda acentuada nos resultados de mercado”.

De acordo com os últimos dados da VDM, o mercado de móveis na Alemanha experimentou uma queda de 9,7% no faturamento em 2023, e uma redução ainda maior de 11,2% nos móveis estofados, impactando negativamente o número de empregos e de empresas ativas no setor. Essa conjuntura tem levado a uma cautela maior no investimento e nos gastos por parte dos fabricantes alemães.

Leo Lübke, presidente da VDM, expressou pesar pela interrupção, mas reiterou que a decisão é necessária e correta diante do atual panorama. “Como muitas outras indústrias, o mercado de móveis também mudou consideravelmente nos últimos anos – e, junto com isso, a demanda por feiras comerciais. Infelizmente, a situação atual do setor está forçando muitas empresas a mudar de curso. Como indústria, estamos trabalhando intensamente com a Koelnmesse no desenvolvimento de novos conceitos feitos sob medida especificamente para os diferentes segmentos de móveis”, disse Lübke.

Markus Meyer, presidente da BVDM, compartilhou da decisão e lamentou que a indústria não tenha conseguido apoiar melhor sua principal feira internacional: “Ao fazer uma pausa no próximo ano, não perdemos apenas uma plataforma central para inovação e intercâmbio, mas também um palco importante para atender ao mercado internacional. Todos os stakeholders da indústria agora têm a tarefa urgente de se reunir e encontrar soluções conjuntas”.

Gerald Böse, presidente do conselho de administração da Koelnmesse, olha para o futuro, destacando que a pausa é uma medida lógica diante da situação atual e essencial para repensar e desenvolver formatos de feira que atendam às novas exigências de todos os envolvidos.

A ABIMÓVEL, respeitando essa decisão e entendendo os desafios envolvidos, reforça seu compromisso de apoiar iniciativas que promovam o setor moveleiro brasileiro e o mercado de móveis global; enfatizando o compromisso da entidade em fortalecer a presença internacional de nossas marcas e designers por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture, em parceria com a ApexBrasil; e aguardando a oportunidade de nos reunir novamente em Colônia.

10 de setembro de 2024
ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário