Competição desleal se tornou um grave problema para a indústria de transformação

Imagem: Freepik

Os empresários da indústria de transformação perceberam um aumento significativo da competição desleal desde o último ano. De acordo com a Nota Econômica 31, da CNI (Confederação Nacional da Indústria), no primeiro trimestre de 2024, a competição desleal foi citada por 10,4% dos empresários como uma dificuldade importante naquele momento. 

O documento mostra que está cada vez mais difícil competir com a informalidade, contrabando e pirataria. A concorrência desleal só ficou atrás de dois problemas recorrentes: a elevada carga tributária, que foi o principal problema da indústria de transformação, com 37,5% assinalações, e demanda interna insuficiente, atestada por 31,2% dos empresários industriais. As taxas de juros aparecem em quarto lugar com 19,5%.

De acordo com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, entre os 22 setores analisados, a competição desleal ficou no topo do ranking para o setor de Produtos diversos, e como segundo maior problema para os setores de Vestuário e acessórios e Produtos de borracha.

“As consequências desses problemas são perda de competitividade pela alta carga tributária, baixa procura por bens da indústria pela demanda interna insuficiente e dificuldades na obtenção de crédito e maior inadimplência pelas taxas de juros elevadas”, diz o economista.

 

Leia mais em: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/economia/competicao-desleal-se-tornou-um-grave-problema-para-a-industria-de-transformacao-afirma-cni/