Com uma economia em ascensão, Arábia Saudita oferece mercado promissor para as exportações brasileiras de móveis

A indústria brasileira de móveis encontra mais um mercado potencial, dessa vez na Arábia Saudita. Com uma demanda interna insuficiente para suprir a produção local combinada a um crescimento acentuado na rotatividade de móveis e colchões, além de um crescimento econômico que vem elevando seu posicionamento global, o país do Oriente Médio se apresenta como um terreno fértil para as marcas brasileiras que desejam expandir suas exportações, com um potencial de evolução estimado em +138,2% em até cinco anos. 

Os indicadores são apresentados no “Estudo de Oportunidades para o Exportador Brasileiro de Móveis e Colchões – País-alvo: Arábia Saudita”. O estudo é desenvolvido pelo IEMI com exclusividade para os associados do Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa e patrocínio da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), e está disponível na área de associados no site do projeto: brazilianfurniture.org.br/intranet.

Pulando da 19ª (2022) para a 18ª posição (2023) entre as maiores economias do mundo, sua importância vem crescendo cada vez mais em virtude de o país ser o segundo maior produtor mundial de petróleo. Em termos de participação no comércio global, a Arábia Saudita também está entre as 20 maiores tanto em exportações como em importações.

A mudança no padrão de consumo da população saudita, caracterizada por um aumento na demanda por produtos de maior valor agregado e a crescente influência da internet nas decisões de compra, especialmente entre os jovens, reforçam a oportunidade de inserção e expansão de produtos importados no mercado local. Em 2022, quase 63% do consumo de móveis no país foi suprido por importações, um indicativo claro de um mercado aberto para fornecedores internacionais.

Oportunidades para a indústria brasileira de móveis na Arábia Saudita

Apesar da participação brasileira ainda ser modesta, tendo representado apenas 0,2% do total importado pela Arábia Saudita no setor de móveis em 2022 — com a China, por sua vez, liderando o ranking com 44,6% do mercado —, o Brasil oferece um diferencial competitivo significativo: preço, qualidade, sustentabilidade e design. 

“A Arábia Saudita é um mercado de grande potencial para o setor moveleiro nacional. A crescente demanda por produtos de maior valor agregado e a dificuldade da produção local em atender essa demanda criam um ambiente propício para as nossas exportações”, afirmou Cândida Cervieri, diretora-executiva da ABIMÓVEL. “Com a nossa expertise e preços competitivos, temos uma oportunidade real de aumentar significativamente nossa participação nesse mercado e na região”, completa.

A trajetória das exportações brasileiras para a Arábia Saudita tem sido marcada por oscilações, mas com uma tendência de alta nas últimas décadas. Entre 2006 e 2022, o Brasil exportou US$ 24,4 milhões em móveis e colchões para o país, com um aumento de 697,0% no período. Apesar de uma leve queda entre 2018 e 2022, o potencial de crescimento permanece alto.

O cenário econômico global pós-pandemia também contribui para essa perspectiva. O aumento no preço pago pelas importações sauditas, “que registrou um crescimento de 20,3% nos últimos cinco anos”, reflete um movimento inflacionário global que, paradoxalmente, pode beneficiar os exportadores brasileiros que oferecerem produtos de qualidade e com design integrado a preços competitivos.

Além disso, a crescente importância econômica do Oriente Médio, impulsionada pela diversificação das economias locais, combinada com a expansão da indústria de construção, o aumento da renda média-alta da população e o aumento do consumo interno, torna a região um alvo estratégico para os exportadores brasileiros.

Com uma abordagem estratégica e uma presença fortalecida, a indústria moveleira nacional, portanto, tem a chance de consolidar sua posição e aproveitar o potencial de crescimento significativo daquele mercado, que, segundo estimativas do IEMI, pode atingir um crescimento de 138,2% nas exportações, com a condicionante de manutenção das ações em andamento, em especial aquelas que visam a ampliação do mix de oferta, incorporando produtos de maior valor agregado e com design próprio.

 
Missão Comercial Oriente Médio

Visando capitalizar essa oportunidade, a ABIMÓVEL, em parceria com a ApexBrasil, organiza a Missão Comercial Oriente Médio, que ocorrerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre 20 e 22 de agosto de 2024. Esta missão, que inclui compradores de diversos países da região, é uma oportunidade estratégica para as indústrias brasileiras se inserirem de forma mais robusta no mercado saudita e no Oriente Médio em geral.

“Contamos com 27 indústrias brasileiras confirmadas na Missão Comercial Oriente Médio 2024. Essas empresas deverão aproveitar a oportunidade para expandir sua presença não só nos Emirados Árabes, mas em toda a região, que inclui a Arábia Saudita. Dubai é uma excelente plataforma para isso, proporcionando contato direto com compradores e parceiros estratégicos num ambiente totalmente direcionado aos negócios e com o apoio do Projeto Brazilian Furniture”, concluiu a diretora-executiva da ABIMÓVEL.

 
Projeto Brazilian Furniture

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas, tendo como base os pilares da sustentabilidade, da competitividade e do design integrado à indústria.

Para fazer parte do projeto e colocar sua marca nos maiores eventos do setor moveleiro ao redor do mundo, acesse: brazilianfurniture.org.br.  

 

Sobre a ABIMÓVEL

Representando a indústria moveleira de norte a sul do país, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) tem atuado há mais de 45 anos em prol do fortalecimento da indústria e do setor moveleiro nacional. Com uma agenda propositiva e em parceria com o setor público e privado, a entidade lidera uma série de iniciativas com vista a impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e possibilitar a abertura de novos mercados para empresas de toda a cadeia madeira e móvel nacional. Para tal, coloca em prática diversas iniciativas voltadas para o fomento da competitividade e da inovação no setor. Incluindo programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria, adequação fabril, incremento aos micro e pequenos negócios, inteligência comercial, entre outros.

 

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com