Em um cenário de crescente globalização e busca por novas parcerias comerciais, a Índia, com sua robusta economia e vasta população, apresenta-se como um campo fértil para a expansão das indústrias brasileiras de móveis e colchões. Sendo o país mais populoso do mundo e a quinta maior economia global, a Índia destaca-se pelo seu dinâmico crescimento econômico, com uma taxa anual média de 6,3%.
Os indicadores são apresentados no “Estudo de Oportunidades para o Exportador Brasileiro de Móveis e Colchões – País-alvo: Índia”. O estudo é desenvolvido pelo IEMI com exclusividade para os associados do Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), e está disponível na área de associados no site do projeto: brazilianfurniture.org.br/intranet.
A demanda por móveis e colchões na Índia também mostrou um aumento significativo, com o consumo interno alcançando aproximadamente US$ 21,7 bilhões em 2022, um crescimento de 27,7% desde 2018 (anos-base de nossa análise). Este aumento é refletido também nas importações, que em 2022 atingiram US$ 539,0 bilhões, apesar de uma queda de 23,6% em relação a 2018; quando comparado com 2021, porém, houve um aumento de 7,2%, demonstrando uma recuperação pós-pandêmica.
Exportações brasileiras de móveis e colchões para a Índia
Apesar de uma significativa conexão entre o Brasil e a Índia, com ambos os países compondo o mesmo bloco econômico — o BRICS, que ganha cada vez mais projeção no mundo —, as exportações brasileiras para o mercado indiano ainda enfrentam desafios. Embora tenham crescido 86,3% entre 2006 e 2022, a atividade demonstrou um declínio acentuado no ano retrasado, ficando 68,6% abaixo do pico de 2018.
A análise do mercado, contudo, indica que há um grande potencial não explorado pela indústria brasileira do mobiliário na região, principalmente quando se trata de produtos de primeira linha e maior valor agregado, em especial na categoria de móveis de madeira, que representou 87,9% do total exportado pelo Brasil em 2022.
Ações como a Missão Prospectiva na região, sugerida pela ABIMÓVEL por meio do Projeto Brazilian Furniture, visam explorar e expandir a presença do mobiliário brasileiro na Índia, abrindo portas para a entrada efetiva de produtos nacionais neste mercado vasto e em crescimento.
Além disso, o acordo Mercosul-Índia proporcionou também uma redução tarifária que reflete uma oportunidade estratégica de fortalecer as relações comerciais e aumentar as exportações brasileiras para o país.
Diante deste contexto, as indústrias brasileiras de móveis e colchões encontram-se perante uma janela de oportunidade para diversificar seus mercados de exportação e capturar uma fatia significativa do consumo indiano, promovendo a internacionalização e o reconhecimento da qualidade e do design brasileiro em mais um importante mercado.
Projeto Brazilian Furniture
O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas, tendo como base os pilares da sustentabilidade, da competitividade e do design integrado à indústria.
Para fazer parte do projeto e colocar sua marca nos maiores eventos do setor moveleiro ao redor do mundo, acesse: brazilianfurniture.org.br.
Sobre a ABIMÓVEL
A ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) tem atuado há mais de três décadas em prol do fortalecimento da indústria e do setor moveleiro nacional. Com uma agenda propositiva e em parceria com o setor público e privado, a entidade trabalha para impulsionar a produção e melhorar o ambiente de negócios no Brasil. Proporcionando, assim, a criação de oportunidades e a abertura de novos mercados para empresas de toda a cadeia madeira e móvel ao colocar em prática diversas iniciativas voltadas para o fomento da competitividade e da inovação no setor. Incluindo programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria, adequação fabril, incremento aos micro e pequenos negócios, inteligência comercial, entre outros.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!
Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com