Imagem: Freepik
Apesar do recorte, a confiança avançou na maioria das demais regiões e em 14 de 29 setores da indústria brasileira em maio de 2024, incluindo o setor de móveis
Em maio de 2024, os resultados setoriais do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) em sua abertura regional mostram o primeiro impacto das enchentes no estado do Rio Grande do Sul para a confiança da indústria da região como um todo, que caiu para abaixo da linha divisória de 50 pontos no Sul do país, marcando uma transição da confiança para a falta de confiança.
Apesar desse recorte, a confiança avançou na maioria das demais regiões e em 14 de 29 setores da indústria brasileira em maio, incluindo o setor de móveis. Embora ainda configurando entre os setores menos confiantes, as perspectivas melhoraram na indústria de móveis, uma das mais relevantes para a economia gaúcha: marcando 48,3 pontos em maio de 2024, o resultado é melhor do que no mês anterior (47,8 em abril de 2024) e em igual mês do ano passado (44,7 em maio de 2023).
Entre os diferentes portes da indústria (pequenas, médias e grandes empresas), a confiança ficou praticamente estável entre abril e maio.