DESIGN INTEGRADO À INDÚSTRIA

O design como uma ferramenta transdisciplinar e estruturante, sensibilizando, disseminando e atuando junto à indústria para o surgimento de novos conceitos e formas de entendimento da produção, do consumo, dos processos, da inovação, da criatividade, interação e sustentabilidade. Este é o mote do Programa Design Integrado à Indústria — mais uma importante iniciativa da ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture.

É comum pensar no design atrelado a criação de um produto, embalagem ou serviço. Porém, o design deve ser compreendido também como a elaboração ou melhoria de um fluxo de processo/trabalho ou de idealização de um novo negócio ou reposicionamento de marca, produto e serviço. Portanto, as ações iniciadas no escopo do Programa de Design, têm o objetivo de capacitar e orientar as empresas do setor moveleiro no que tange a necessidade dos mercados.

Dessa maneira, o programa Design Integrado à Indústria deve estar em consonância com as diretrizes estratégicas do Brazilian Furniture, atuando de forma transversal às demais ações de mercado e estruturantes do referido projeto.

Planejamento 2020

O projeto piloto de Design Integrado à Indústria do Mobiliário para as empresas participantes no âmbito do Projeto Brazilian Furniture foi desenvolvido em várias fases, conforme possível ver abaixo:

  • Construção da metodologia do projeto;
  • Seleção das 20 primeiras indústrias;
  • Processo de Imersão nas empresas;
  • Análise e síntese da gestão do design em cada uma das 20 indústrias;
  • Relatório com sugestões de melhoria e adequações;
  • Reunião Técnica com as indústrias, equipe de designer, do Projeto Setorial e da ABIMÓVEL;
  • Criação e/ou transfiguração dos produtos;
  • Exposição dos móveis em feiras/missões internacionais;
  • Monitoramento da comercialização no mercado nacional e mundial.

 Planejamento 2021 e 2022

 Para os próximos dois anos, a proposta é dar sequência e consolidar as atividades do projeto Design Integrado à Indústria, no âmbito do Brazilian Furniture, seguindo a metodologia construída e acompanhando a implementação de cada uma das fases: desde a escolha das indústrias, seleção dos produtos, criação ou transmutação das peças/produtos, inserção no mercado internacional e avaliação da performance, bem como comercialização das peças e/ou coleção de produtos.

Em decorrência definiu-se as seguintes metas para o biênio:

  • 2021 = 20/25 empresas, com no mínimo um produto ou conjunto de produtos;
  • 2022 = 25/35 empresas, com no mínimo um produto ou conjunto de produtos.

Além da incorporação e atendimento de novas empresas, o projeto contará com um grupo de, no mínimo, 10 designers/arquitetos para orientar e acompanhar cada grupo de 20 indústrias. O objetivo é agregar valor aos produtos das indústrias, permitindo que as peças objeto de criação sejam posicionadas no mercado internacional.