Brazilian Furniture: Monitoramento das Exportações de Móveis traz indicadores do comércio exterior do setor em março de 2023

Está disponível nova edição do “Monitoramento das Exportações de Móveis” com dados de março de 2023. O relatório é desenvolvido pelo IEMI com exclusividade para as empresas associadas ao Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa organizada pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) para o incremento das exportações e da internacionalização da indústria brasileira de móveis. 

O estudo acompanha o comércio de móveis em suas quatro principais linhas de produtos (estofados, móveis de madeira, móveis de metal e colchões), de acordo com os itens e mercados-alvo de atenção do Projeto Brazilian Furniture. Dessa forma, monitorando a variação mensal das exportações brasileiras de 17 produtos selecionados (veja lista no relatório), que são representativos para as categorias e mercados de interesse estratégico.

Em março de 2023, considerando as especificações acima, o Brasil exportou cerca de US$ 65,9 milhões em móveis prontos e colchões. Embora o resultado tenha representado um recuo de 3,2% quando comparado com março de 2022, o valor é consideravelmente superior ao registrado no mês imediatamente anterior (US$ 47 milhões): salto de 46,4%.

No acumulado do ano, considerando-se o mesmo grupo de pesquisa, o recuo caiu de 27,8% até fevereiro para 19,1% até março de 2023.

Veja os principais highlights da nova edição do Monitoramento das Exportações de Móveis:

  • Para a Alemanha, houve queda de 41,6% na variação mensal, no acumulado do ano foi registrado um recuo de 33,6% e nos últimos doze meses foi observado um crescimento de 14,7%.
  • Para a Arábia Saudita, houve queda de 16,7% na variação mensal, no acumulado do ano houve um recuo de 19,3% e queda nos últimos doze meses de 54,4%.
  • As exportações para o Chile apresentaram queda de 23,5% na variação mensal, recuo de 37,3% no acumulado do ano e queda de 55,1% nos últimos doze meses.
  • Para a Colômbia, houve queda de 27,3% na variação mensal, recuo de 29,2% no acumulado do ano e queda de 27,6% nos últimos doze meses.
  • Para os Emirados Árabes Unidos, foi registrado um recuo de 34,3% na variação mensal das exportações, queda de 20,1% no acumulado do ano e recuo de 8,2% nos últimos doze meses.
  • Para os Estados Unidos, houve queda de 16,1% na variação mensal, recuo de 26,6% no acumulado do ano e queda de 9,7% nos últimos doze meses.
  • Para o México, houve aumento de 40,3% na variação mensal, alta de 8,7% no acumulado do ano e crescimento de 12,8% nos últimos doze meses.
  • Para o Panamá, observou-se crescimento de 5,4% na variação mensal, queda de 9,6% no acumulado do ano e recuo de 24,6% nos últimos doze meses.
  • O Peru apresentou alta de 5,1% na variação mensal, queda de 39,1% no acumulado do ano e recuo de 48,5% nos últimos doze meses.
  • E por fim, para o Reino Unido, houve queda de 10,5% na variação mensal, recuo de 30,5% no acumulado do ano e nos últimos doze meses houve uma queda de 32,4%.

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com