Pressione ESC para sair

Brasília Design Week 2024 ocorre em julho com exposições inéditas e extensa programação

A cidade se torna o epicentro do design nacional no próximo mês, colocando a capital do país de vez no calendário mundial de eventos no setor

 

Intitulada “Cidade Criativa do Design” pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), a capital brasileira faz jus ao título com o movimento “Brasília Cidade do Design”. Contando com uma programação variada durante todo o ano, o movimento chega ao seu ápice no próximo mês com a realização da segunda edição da Brasília Design Week, que começa no dia 04 de julho (veja a agenda completa abaixo).

Visando promover para o Brasil e para o mundo o que há de mais criativo, inclusivo e sustentável no design brasiliense, o evento também conta com uma extensa agenda de palestras, talks e exposições para fomentar o debate sobre o futuro do design, incluindo pela primeira vez no país uma mostra, organizada pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), com peças brasileiras apresentadas na Semana de Design de Milão, na Itália, considerada a maior referência mundial do setor. Dessa forma, a iniciativa celebra a brasilidade e a singularidade criativa da capital do país, colocando o Distrito Federal no calendário internacional das semanas de design, trazendo visibilidade, gerando negócios e estimulando a economia local. 

“Brasília inspira e expira criatividade. Não há como andar pelas ruas sem se deparar com uma grande obra ou expressão artística. É preciso que nossa cidade abrace o design como caminho para seu desenvolvimento sustentável”, pontua Caetana Franarin, empreendedora responsável por idealizar o projeto.

Realizado pelo Desponta Brasil e o Instituto Brasil de Economia Criativa – IBRAECO, a BDW 2024 conta com o apoio de diversas instituições, incluindo a ABIMÓVEL, que junto à ApexBrasil (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e o SEBRAE Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), lidera ações exclusivas durante a semana. Além disso, a semana de design de Brasília conta também com o suporte da Adepro (Associação dos Designers de Produto do Distrito Federal); da Fecomércio-DF (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal) e de sua Câmara de Economia Criativa; do SEBRAE-DF; do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional); da Secretaria da Cultura e Economia Criativa; Secretaria da Mulher; Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Distrito Federal; e do Ministério da Cultura do Governo Federal.

“Colocar Brasília no centro desse movimento é fundamental para consolidar ainda mais o país como um polo de criatividade e inovação. O apoio e patrocínio da ABIMÓVEL reforça nosso compromisso com o desenvolvimento do setor, promovendo a integração e a competitividade de nossas indústrias do mobiliário”, fala a diretora-executiva da ABIMÓVEL, Cândida Cervieri.

Programação

As ações do movimento Brasília Cidade do Design já estão ocorrendo neste mês de junho e seguem também após a semana de design, tendo como inspiração a economia circular. O conceito pensa em produtos que sejam ambientalmente responsáveis em todos os seus estágios, desde os métodos e insumos escolhidos na sua fabricação até as possibilidades de reciclagem no pós-uso. O incentivo às práticas sustentáveis e regenerativas no design, aliás, é o tema central da 2ª BDW, focando-se na neutralização do carbono e em ações de gestão de resíduos sólidos com vista à conquista da certificação internacional “Evento Lixo Zero”, emitida pelo Instituto Lixo Zero, que faz parte da ZWIA – Zero Waste International Alliance.

A abertura oficial da Brasília Design Week 2024 ocorre no Museu Nacional da República, com uma vasta programação, incluindo exposições que apresentam diferentes recortes da identidade cultural tanto brasiliense quanto de outras partes do país na produção de objetos de design, de modo a proporcionar um novo olhar sobre a cadeia produtiva do Distrito Federal e nacional. 

No mezanino do museu, a mostra “Conexão Brasília” apresenta peças premiadas nacional e internacionalmente, selecionadas e expostas com o apoio de dois projetos de relevância para o design nacional sob liderança da ABIMÓVEL. Parte da seleção vem do programa Design + Indústria, que integra o escopo do Projeto Brazilian Furniture, de incremento às exportações, realizado em parceria com a ApexBrasil. A iniciativa promove a indústria brasileira por meio de seus diferenciais competitivos, da sustentabilidade e do design integrado à indústria, marcando presença e colocando o mobiliário nacional em destaque nos maiores eventos mundiais do setor, tal como o Salão do Móvel de Milão, na Itália, e a ICFF (International Contemporary Furniture Fair), em Nova York, nos Estados Unidos. Com isso, trazendo trabalhos de grandes marcas e designers nacionais, bem como novos talentos que estão conquistando espaço no cenário global.

O outro segmento de curadoria é resultado do PDCIMob (Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário), este organizado em parceria com o SEBRAE Nacional, sendo voltado para micro e pequenas empresas moveleiras. O projeto capacita pequenas indústrias a alavancarem a competitividade e posicionamento ao aliar o design em suas práticas, desde o planejamento até o pós-lançamento de novos produtos, também contando com colaborações de peso.

Colocando em evidência tanto o design autoral quanto o produzido por pequenas, médias e grandes indústrias nacionais, a mostra “Onde o Plano Encontra a Margem”, com curadoria de Nina Coimbra, ocorre também na área do mezanino e exibirá o melhor do que foi feito no Distrito Federal em termos de design de produto, design de mobiliário, gráfico e de moda entre os anos 2022 e 2024, contando com a participação de nomes como Samuel Lamas, Rafaela Gravia, Choque Arquitetura e Aciole Félix.

Já o anexo do museu recebe a mostra “Jalapoeira Apurada”, assinada pelo designer e arquiteto Marcelo Rosenbaum. A área externa, por sua vez, será palco de edições especiais das feiras Motim e Limonada Project. Já o Planetário de Brasília abre espaço para oficinas e workshops, com programação variada envolvendo práticas e aprendizado de técnicas de lambe-lambe, design de sinalização, design de embalagens, madeira plástica, restauro de móveis modernos, turismo regenerativo, grafite e branding e design na Era Digital.

A programação de palestras é outro ponto alto da BDW 2024, destacando-se com talks como de Sérgio Matos sobre “Identidade Regional no Design” e Marina Otte discutindo “O Papel das Mulheres no Design: Brasilidade, Regionalidade e Biofilia”, entre muitos outros. Exposições, circuito do design, oficinas, feiras, workshops, circuitos de visitação, fashions films (collabs + creative films), feiras e encontros de negócios complementam a programação da 2ª edição da Brasília Design Week e do Movimento Brasília Cidade do Design.

SERVIÇO

Movimento Brasília Cidade do Design e Brasília Design Week
Data: De junho a agosto de 2024, com destaque para a Design Week, de 4 a 11 de julho.
Exposição BDW: 4 de julho a 4 de agosto, no Anexo do Museu Nacional da República.
Exposições, talks, roda de conversa e feiras: 4 a 21 de julho no Anexo do Museu Nacional da República e em diversos pontos do circuito do design
Workshop e Oficinas: Planetário de Brasília, IFB de Samambaia e Alecrim Dreams

Acompanhe tudo pelo Instagram – @abimovel e @bsbdesignweek e pelo site – Brasília Design Week


MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!
Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com

APOIADORES

Ibá CNI Sebrae Apex Brasil Ministérios Governo Federal