Ampliação do comércio bilateral, redução de barreiras, melhoria regulatória e fortalecimento de parcerias industriais em alta tecnologia estiveram entre os temas da 22ª Plenária do Diálogo Comercial Brasil-Estados Unidos (MDIC-DOC), na cidade de Alexandria (Virgínia-EUA), nas proximidades de Washington-DC.
O mecanismo conhecido como MDIC-DOC reúne anualmente equipes técnicas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, com o objetivo de construir soluções para melhorar o comércio entre os dois países. No ano passado, a primeira edição do MDIC-DOC após a recriação do MDIC pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi realizada no Brasil.
O MDIC-DOC de 2024 debateu avanços nas discussões sobre propriedade intelectual, metrologia, boas práticas regulatórias, economia digital, desenvolvimento sustentável e promoção e facilitação do comércio.
Os debates estenderam-se além das sessões plenárias, com governos e líderes empresariais dos dois países discutindo como podem cooperar para aprimorar as cadeias de suprimentos industriais. Entre os tópicos discutidos estavam a defesa comercial e as medidas compensatórias, além da implementação do Acordo de Comércio e Cooperação Econômica (ATEC), refletindo as atuais discussões no G20 sobre comércio exterior e sustentabilidade.
O encontro foi marcado pela assinatura de um memorando de entendimento sobre boas práticas regulatórias, visando estimular a troca de informações e melhores práticas. O encontro foi conduzido pela secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, e pela subsecretária de Comércio Internacional dos EUA, Marisa Lago.