Pressione ESC para sair

Brasil e Estados Unidos avançam nas tratativas para revisão das tarifas comerciais

Novas reuniões entre Mauro Vieira e Marco Rubio reforçam avanço técnico e expectativa de resposta norte-americana ainda nesta semana

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou o envio de uma proposta formal ao governo americano para renegociar as tarifas impostas a produtos brasileiros. A informação foi transmitida durante encontro com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, realizado na última quarta-feira (12), à margem da reunião do G7, no Canadá. Segundo fontes do Itamaraty, o documento foi encaminhado em 4 de novembro e já é analisado pela equipe técnica norte-americana.

No dia seguinte, quinta-feira (13), Vieira e Rubio voltaram a se reunir, desta vez em Washington (EUA), para aprofundar as tratativas e discutir temas de interesse mútuo. O ministro afirmou esperar uma resposta oficial dos Estados Unidos sobre a proposta brasileira já nos próximos dias, que prevê a suspensão imediata das sobretaxas de 40% aplicadas a produtos nacionais, seguida de uma negociação específica por setores. No total, diversos produtos brasileiros – incluindo o mobiliário de madeira – enfrentam tarifas de até 50%, em razão de medidas globais impostas pelo governo americano.

De acordo com o Itamaraty, a reunião no Departamento de Estado foi “produtiva”, com avanços técnicos significativos e disposição mútua para ajustar o texto proposto pelo Brasil. Também estiveram na pauta questões relacionadas a big techs, um dos temas prioritários para Washington. “O secretário de Estado disse que estão examinando com toda atenção e querem resolver rapidamente as questões bilaterais com o Brasil, e que a resposta virá muito proximamente, amanhã ou na próxima semana”, afirmou Vieira após o encontro.

 

O chanceler relatou ainda que Rubio informou ter conversado com o presidente Donald Trump sobre o tema, destacando o interesse em manter uma boa relação com o Brasil e em resolver o impasse tarifário. Em publicação nas redes sociais, o secretário de Estado americano afirmou que as partes discutiram “temas de interesse mútuo e um marco recíproco para a relação comercial entre os Estados Unidos e o Brasil”.

Mais de duas semanas após a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, na Malásia, os encontros consecutivos entre Vieira e Rubio reforçam o esforço diplomático para reabrir o diálogo comercial entre os dois países. As discussões desta semana representam a fase mais concreta das negociações desde o início do impasse tarifário, com expectativa de que os entendimentos técnicos e políticos contribuam para restabelecer condições comerciais mais equilibradas entre Brasil e Estados Unidos.

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!
ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com | (14) 99156-0238

APOIADORES