O supersalone terminou, mas o calendário moveleiro e de design em Milão não para por aqui. As mostras e eventos do Fuorisalone seguem até o dia 19 de setembro.
A edição especial do Salone del Mobile.Milano em 2021 foi encerrada na última sexta-feira (10). Maior e mais aguardado evento no calendário moveleiro mundial, o iSaloni teve sua realização suspensa por 18 meses, devido a necessidade de distanciamento social imposta no combate à pandemia de Coronavírus. Numa versão mais compacta, circular, verticalizada e voltada a todos os públicos, o supersalone, como foi nomeada esta edição, marca não só uma retomada comercial e social, mas a reinvenção da forma de se pensar eventos, bem como a resistência, o poder de adaptação e a criatividade das empresas e profissionais do setor.
Premissas compartilhadas pelo Projeto Setorial Brazilian Furniture e que motivaram a ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a não pouparem esforços para fazer da participação brasileira em Milão neste ano, um momento histórico para a indústria e o design nacional e internacional tanto no supersalone quanto no Fuorisalone.
UM SUPER-SALONE!
Numa versão mais concisa em virtude das restrições ainda em prática para o enfrentamento da disseminação da Covid-19, que limitaram o acesso de muitas empresas e visitantes internacionais à Itália, “super” foi o esforço da organização e das marcas expositoras em fazer desta uma edição memorável.
Ao todo, 425 marcas expuseram no supersalone, sendo 16% delas de fora do país. Isto, além de um adicional de 39 designers independentes e 170 jovens estudantes de design provindos de 22 países. Em termos de fluxo de visitantes, foram registradas mais de 60 mil visitas durante os seis dias da feira. Sendo 70% delas de cidadãos italianos e os outros 30% provenientes de 113 diferentes nações. Mais da metade eram operadores comerciais e compradores (47% de fora da Itália). Além de quase 1,8 mil jornalistas credenciados de todo o mundo.
A nova plataforma digital Salone del Mobile.Milano também exerceu um papel fundamental, ampliando o alcance do evento. Os números registrados forneceram um retrato de uma comunidade dinâmica e diversa, com 50% de logins italianos e 50% internacionais. O código QR foi escaneado 22 mil vezes por meio do novo app, enquanto o site foi acessado por em média 90 mil usuários por dia, cerca de 1,5 milhão de páginas da web foram visualizadas. As redes sociais (Instagram, Facebook, Linkedin e Twitter) registraram 15 milhões de impressões, 25 mil interações e 50 mil visualizações de vídeos.
Segundo a organização, os números reforçam o desejo de aproveitar todos os canais digitais possíveis para continuar a compartilhar a mensagem do Salone del Mobile.Milano durante os 365 dias do ano.
Apreciar o presente com foco no futuro
“Agradeço o empenho de todos os envolvidos: empresas, curadores, organizadores, designers, jornalistas, governantes e demais profissionais. Decidir ir em frente com este supersalone exigiu uma boa dose de coragem e significou assumir muita responsabilidade, tanto na garantia das melhores condições possíveis em termos de segurança para nossos visitantes como por toda a cadeia de produção, que precisava de uma ocasião física e concreta, não apenas simbólica e digital, para pisar no acelerador. Confirmando, assim, um reinício que, como vimos na última semana, já está engrenado”, diz Maria Porro, Presidente do Salone del Mobile.Milano. “Agora, focamos nosso olhar para o futuro, desejosos de abraçar os novos desafios e ir direto ao trabalho na organização da 60ª edição do Salone del Mobile.Milano, que se realizará de 5 a 10 de abril de 2022”, concluiu.
“Em junho passado, prometemos um ‘super-salone’, ou seja, um evento único e especial. Hoje podemos dizer que o fizemos, graças à fé que o Salone del Mobile.Milano nos depositou, à disponibilidade das empresas e ao extraordinário esforço de uma equipe de curadores, que juntos mostraram ao mundo onde pode estar o futuro das grandes exposições. Aberto ao público, à interação digital e à compra, com um formato expositivo claro e capaz de valorizar os produtos, com expositores totalmente recicláveis e desmontáveis, bem como valorizando a mistura de coragem, paixão e clareza no processo”, afirmou o arquiteto Stefano Boeri, curador do supersalone.
Design brasileiro mundo afora!
Neste contexto, a participação brasileira no supersalone chamou a atenção tanto de organizadores, compradores e especificadores como da mídia nacional e internacional. Além de figurar entre os assuntos mais comentados por célebres veículos brasileiros, a presença das empresas brasileiras associadas ao Projeto Brazilian Furniture, iniciativa da ABIMÓVEL e da Apex-Brasil, foi destaque também nas páginas físicas e digitais da imprensa estrangeira.
Enquanto as “paredes expositivas” brasileiras ganharam a capa do jornal italiano “Corriere della Sera”, a revista americana “Talk Carpet” ressaltou que o Brasil merece um reconhecimento especial pelo trabalho desenvolvido por lá, acreditando no evento e expondo o talento das nossas marcas e designers, que também chamaram a atenção da rede global “PR News”, ressaltando as peças brasileiras de alto luxo expostas durante o supersalone.
A revista “Furniture News” destaca também a estreia de importantes marcas brasileiras, que participam pela primeira vez de uma edição do Salone del Mobile.Milano, já fazendo história. Uma história, aliás, compartilhada com jornalistas de diversas partes do mundo por meio do Projeto Imagem, levando o design integrado à indústria, a pluralidade de materiais, a sustentabilidade, a qualidade e a criatividade típicas do Brasil cada dia mais longe.
Fuorisalone vai até o dia 19 de setembro
E as ações brasileiras em Milão não terminam com o supersalone. A mostra “Brasil – Design em Movimento”, organizada pela Apex-Brasil com o apoio da ABIMÓVEL, segue até o dia 19 de setembro como parte da exibição “INTERNI – Creative Connections”. Ocupando uma área de 300 m² sob os arcos do Pórtico Richini, na Università Degli Studi di Milano, a mostra brasileira reúne dezenas de empresas e designers nacionais tanto do mobiliário, quanto da iluminação, decoração, entre outros segmentos.
Para a revista “INTERNI”, criadora do Fuorisalone, que celebra 30 anos em 2021, a “‘Brasil – Design em Movimento’ demonstra as diversas facetas do design brasileiro por meio de uma seleção de móveis e acessórios que expressam o que há de melhor na produção contemporânea e no saber local, conectando indústria e artesanato, sustentabilidade e diversidade cultural”. A seleção das peças e curadoria brasileira tanto no supersalone quanto no Fuorisalone foram assinadas pelo escritório Moreira do Valle.
Quer continuar acompanhando a participação brasileira na Semana de Design de Milão 2021? Acesse o hotsite: brazilianfurniture.org.br/salone.
CALENDÁRIO INTERNACIONAL
Dando sequência à retomada do calendário de eventos físicos no setor moveleiro, a ABIMÓVEL e a Apex-Brasil já preparam suas ações para a feira High Point, que ocorre de 16 a 20 de outubro de 2021, levando o melhor da indústria e do design brasileiro à Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
Mais informações em breve!
MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!
Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL