Black Friday 2023

Imagem: Freepik

Com projeções de que a Black Friday 2023, que ocorreu no último dia 24 de novembro, pudesse reverter positivamente os indicadores do varejo no segundo semestre do ano, a data parece não ter atendido às expectativas. As vendas on-line no comércio geral atingiram cerca de R$ 4,5 bilhões, ficando 14,4% abaixo do registrado no ano anterior. O volume de pedidos também diminuiu, com uma queda de 15,5% em relação a 2022, totalizando 6,9 milhões de “carrinhos”, de acordo com dados fornecidos pela Confi.Neotrust em parceria com a ClearSale.

De uma forma geral, contudo, a redução nas vendas em relação ao ano passado já era prevista, dada a influência positiva da Copa do Mundo em 2022, que impulsionou as vendas durante a Black Friday e o período de festas. De toda forma, há ainda uma expectativa cautelosa de recuperação com a Cyber Week, que terminou neste último fim de semana. 

Um ponto positivo é que projeções ainda não confirmadas da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) indicam que os segmentos de eletroeletrônicos e utilidades domésticas, juntamente com móveis e eletrodomésticos, representam quase metade da movimentação financeira do varejo durante a ocasião.