Banco Mundial eleva projeção de crescimento do PIB brasileiro para 1,7%

Imagem: Freepik

O Banco Mundial revisou a estimativa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil de 1,3% para 1,7% neste ano, e acelerou a previsão para 2,2% em 2025. Segundo o boletim Focus mais recente, divulgado pelo Banco Central, a economia do país deve crescer 1,9% em 2024 e 2% no ano seguinte.

Na contramão, o Banco Mundial cortou a previsão de crescimento econômico para a América Latina e o Caribe em 2024 para 1,6%, em comparação com a estimativa anterior de 2,3%, afirmando que a região continua a ficar atrás das taxas de crescimento registradas em outras partes do mundo.

O crescimento econômico da região poderia receber um impulso necessário com o aumento da concorrência, mas a diversificação de empresas enfrenta restrições, inclusive na educação e na infraestrutura, disse o banco em relatório divulgado na última quarta-feira (10).

O estudo ressalta a importância do chamado “nearshoring”, o movimento de aproximar as cadeias de suprimentos de seus destinos, para o resultado econômico da região em meio às tensões globais, citando uma redução considerável de IED (investimento estrangeiro direto) na América Latina e o Caribe desde 2010.

Leia mais:
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2024/04/mundo-seguira-com-crescimento-baixo-sem-reformas-de-produtividade-diz-fmi.shtml