Atividade industrial segue sem força no Brasil: produção tem alta moderada, mas emprego segue em queda

A produção industrial subiu na passagem de abril para maio de 2023. O índice de evolução da produção ficou em 51,6 pontos acima da linha divisória de 50 pontos que separa queda de alta da produção na comparação com o mês anterior. Contudo, o índice de maio de 2023 é menor do que o observado nos dois últimos anos para o mesmo mês, indicando alta da atividade mais branda que a dos anos anteriores. 

Destaca-se ainda que nos oito meses anteriores o índice de evolução da produção esteve abaixo dos 50 pontos em sete deles. O que indica que essa alta da atividade, além de moderada, ocorre após uma série de resultados negativos. No mesmo sentido, a utilização da capacidade instalada aumentou dois pontos percentuais, para 69%, percentual que também é menor que o dos dois últimos anos. O emprego industrial, por sua vez, caiu entre abril e maio de 2023. 

As expectativas melhoraram em junho de 2023, de forma que todos os índices voltaram para o campo positivo (em maio de 2023, as expectativas de emprego e quantidade exportada eram de estabilidade). Ainda assim, as altas foram moderadas e os índices de expectativa são menores que os observados nos dois anos anteriores.

O índice de intenção de investimento aumentou, mas apenas retornou ao patamar de fevereiro deste ano. Ou seja, o índice sugere relativa estabilidade na intenção de investir e espera nas decisões de investimento por parte dos empresários da indústria.

Veja a nova edição da “Sondagem Industrial” completa em: https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/sondagem-industrial/?utm_source=gpc_economia&utm_medium=emailmkt&utm_campaign=Sondagem_mai2023

 

 ( * ) Com informações da CNI