Imagem: Freepik
Após recuar por dois meses consecutivos, a indústria voltou a apresentar aumento das atividades em julho de 2024, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A constatação foi feita pela Sondagem Industrial junto a 1.488 empresas industriais de todo país, entre 1º e 9 de agosto.
A pesquisa mostra que o índice de evolução da produção industrial aumentou de 48,7 pontos para 54,3 pontos em julho. É o melhor resultado para este mês na comparação com os últimos anos.
O índice de evolução do número de empregados na indústria também aumentou em julho. O indicador subiu de 50 pontos para 51,3 pontos. Ambos os crescimentos foram observados em todas as regiões do país.
“Enquanto foi registrado aumento da produção e do emprego, os estoques estão abaixo do planejado, o que dá a entender que a indústria está conseguindo inserir seus produtos no mercado. Isso aconteceu em todas as regiões do país. Além disso, o aumento da utilização da capacidade instalada reforça a mensagem de uma atividade industrial mais aquecida em julho”, explica a economista da CNI, Larissa Nocko.
A Utilização da Capacidade Instalada atingiu 71%, após avançar 1 ponto percentual em relação a junho. O percentual, que se encontra com 2 pontos percentuais acima da média dos meses de julho da série histórica, indica utilização mais intensiva que a usual da capacidade industrial instalada.