Pressione ESC para sair

Após reunião na Casa Branca, Governo brasileiro vê início positivo nas negociações das tarifas com Estados Unidos

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reuniu-se nesta quinta-feira (16) com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, na Casa Branca, em Washington (EUA). O encontro é considerado pelo governo brasileiro como o ponto de partida de uma negociação efetiva pela redução das tarifas aplicadas aos produtos brasileiros — entre eles, móveis e artefatos de madeira.

Segundo o chanceler, o diálogo foi marcado por um clima de cooperação e respeito mútuo, representando “um início auspicioso de um processo negociador com os Estados Unidos, prevalecendo uma atitude construtiva entre as partes”. Vieira também afirmou que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump devem se reunir em breve, em data ainda a ser definida, para dar continuidade ao diálogo em nível presidencial.

“Mantive uma ótima reunião com o secretário de Estado, Marco Rubio. Essa reunião começou com um encontro bilateral a sós, que durou cerca de 20 minutos — reservado e muito produtivo —, seguido de uma reunião mais ampla, da qual participaram integrantes da equipe do representante comercial da Casa Branca, do Departamento de Estado e da Embaixada do Brasil”, destacou Vieira ao retornar à embaixada brasileira em Washington.

Durante o encontro, foram discutidos temas prioritários para ambos os países, com foco na retomada das negociações comerciais e na reversão das medidas tarifárias adotadas pelos Estados Unidos desde julho, que elevaram em até 50% as taxas de importação sobre móveis e produtos de madeira brasileiros.

“Foi um princípio auspicioso de um processo no qual trabalharemos para normalizar e abrir novos caminhos para as relações bilaterais. Reiterei a posição brasileira, transmitida diretamente pelo presidente Lula ao presidente Trump, sobre a necessidade de reversão das medidas adotadas pelo governo norte-americano”, afirmou o ministro.

De acordo com fontes diplomáticas, o governo brasileiro apresentou sugestões em três áreas de interesse estratégico dos EUA — etanol, minerais críticos e big techs — como forma de aprofundar o diálogo e abrir espaço para avanços concretos nas tratativas comerciais. A expectativa é que as conversas evoluam nas próximas semanas, consolidando um canal permanente de entendimento entre os dois países.

Governo americano diz que conversa foi “muito positiva” e define cronograma de trabalho conjunto

O governo dos Estados Unidos classificou como “muito positivas” as conversas com o ministro brasileiro Mauro Vieira. O posicionamento foi divulgado em declaração conjunta entre o secretário de Estado Marco Rubio, o representante do Comércio Jamieson Greer e o chanceler brasileiro, sinalizando sintonia e disposição mútua em avançar nas negociações comerciais.

De acordo com o comunicado, as partes concordaram em colaborar e conduzir discussões em múltiplas frentes nos próximos meses, estabelecendo um cronograma de trabalho conjunto e um canal de diálogo permanente. O texto também confirma o compromisso de agendar o quanto antes a reunião entre os presidentes Trump e Lula. A divulgação de um documento conjunto entre os dois governos, prática incomum no Departamento de Estado americano, foi vista como um gesto de alinhamento e confiança mútua.

O comunicado não vincula as tarifas impostas pelo governo norte-americano a questões políticas internas — como decisões do STF —, demonstrando, segundo fontes do Itamaraty, uma orientação clara para priorizar o avanço das tratativas comerciais e o fortalecimento das relações bilaterais.

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com | (14) 99156-0238

APOIADORES