ABIMÓVEL participa da 8ª Reunião do Fórum Nacional da Indústria: nova política industrial, reforma tributária e projeções econômicas estiveram na pauta

A ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) participou ontem, 23 de novembro, da 8ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional da Indústria (FNI), que teve entre os assuntos de destaque a discussão do “Plano Nova Indústria Brasil”. O encontro ocorreu nas dependências da Confederação Nacional da Indústria, em São Paulo (SP), e contou com o presidente da CNI, Ricardo Alban, que deu boas-vindas às demais lideranças industriais, representantes dos setores produtivos e do governo, e especialistas de mercado presentes.

A participação da ABIMÓVEL, representando o setor moveleiro nacional, é um reflexo da relevância da indústria de móveis no panorama econômico do país. O Brasil é o sexto maior produtor de mobiliário do mundo, exportando para 180 países e sendo constituído por mais de 19,3 mil empresas, que empregam 269 mil trabalhadores

A inclusão do setor no diálogo sobre a reindustrialização no país é um movimento estratégico, considerando que a adaptação às tendências globais em termos de tecnologia, produção e gestão sustentável serão cruciais para a manutenção da relevância dos setores produtivos brasileiros no comércio internacional. 

Nesse sentido, o “Plano Nova Indústria Brasil” foi debatido por Wallace Moreira Lima, secretário de desenvolvimento industrial, inovação, comércio e serviços do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio), e por José Luis Gordon, diretor de desenvolvimento produtivo, comércio exterior e inovação do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), sinalizando uma agenda progressista que busca impulsionar a inovação e a competitividade industrial do Brasil.

A Reforma Tributária, que pode ser finalmente aprovada no início do próximo mês, também foi discutida pelo ex-Presidente e atual conselheiro emérito da CNI, Armando Monteiro, sendo também um foco de atenção da indústria nacional neste momento, otimista de que a simplificação do sistema tributário possa aliviar os encargos fiscais e fomentar o crescimento do setor.

Além disso, a estratégia da CNI para a COP 28, apresentada por Roberto Muniz, diretor de relações institucionais da CNI, é outra pauta importante para a indústria e o setor moveleiro, tendo em vista a crescente demanda por práticas sustentáveis e ecoeficientes, um aspecto que a ABIMÓVEL tem promovido ativamente em suas ações, projetos e comunicação. 

O panorama e as perspectivas B20 Brasil — fórum de diálogo mundial que conecta a comunidade empresarial aos governos do G20, e que será presidida pelo Brasil por meio da CNI em 2024 — também esteve em destaque, em conversa moderada por Rafael Lucchesi, Diretor Geral do SENAI; assim como o cenário econômico para o próximo ano, assunto essencial para o planejamento estratégico e a longevidade das indústrias de móveis, debatido por Mário Sérgio Telles.

Dessa forma, ao fazer parte deste importante espaço, a ABIMÓVEL não apenas reforça a representatividade do setor moveleiro, mas também colabora ativamente para o futuro da indústria nacional como um todo, com o FNI ressaltando a importância de todos os setores industriais trabalharem em conjunto para o desenvolvimento sustentável e competitivo do país. 

Sobre a ABIMÓVEL

A ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) trabalha há mais de três décadas para fortalecer a indústria e o setor moveleiro nacional. Em parceria com setores público e privado, busca impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e criar oportunidades. Suas iniciativas incluem programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria e suporte aos micro e pequenos negócios, promovendo competitividade e inovação.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com