Pressione ESC para sair

“A ABIMÓVEL tem a importante missão de trabalhar em prol da defesa, melhoria da competitividade, bem como da internacionalização da cadeia produtiva de madeira e móveis de forma estratégica e assertiva. Nosso compromisso é o fortalecimento dessa cadeia produtiva, que possui um papel fundamental na economia do País”.

Irineu Munhoz
Presidente

Representando a indústria moveleira de norte a sul do país, a ABIMÓVEL tem atuado há quase cinco décadas em prol do fortalecimento da indústria e do setor moveleiro nacional. Com uma agenda propositiva e em parceria com o setor público e privado, a entidade lidera uma série de iniciativas com vista a impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e possibilitar a abertura de novos mercados para empresas de toda a cadeia madeira e móvel nacional.

Representando a indústria moveleira de norte a sul do país, a ABIMÓVEL — Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário — atua há quase cinco décadas em defesa dos interesses do setor e no fortalecimento da cadeia produtiva de madeira e móveis no Brasil. Sua trajetória se confunde com a evolução da própria indústria moveleira nacional, marcada pela união de esforços, pelo associativismo e pela busca constante por competitividade, inovação e representatividade institucional.

A origem da ABIMÓVEL remonta às primeiras articulações entre fabricantes e lideranças regionais do setor, organizados inicialmente por intermédio da AFAM — Associação dos Fabricantes de Móveis do Brasil, criada em 1979. Nos primeiros anos, a entidade, sob a alcunha anterior, funcionava como uma federação de associações regionais, sem vínculo direto com as empresas. No entanto, o amadurecimento da indústria e a crescente necessidade de interlocução mais ampla com o mercado e o poder público impulsionaram a ampliação da representatividade da associação. Essa transição permitiu consolidar uma atuação mais propositiva e integrada em todo o território nacional.

Foi a partir desse movimento associativista que, em 1992, durante Assembleia Geral Extraordinária, nasceu oficialmente a ABIMÓVEL, com novo nome, novo posicionamento e abrangência nacional. A entidade passou a atuar diretamente na defesa estratégica do setor produtivo moveleiro, incorporando novos papéis, vozes e pautas em sua atuação institucional.

Desde então, a ABIMÓVEL vem liderando uma agenda sólida e contínua de fortalecimento da indústria moveleira, em parceria com o setor público e privado. Suas ações abrangem desde a promoção da produção nacional até a abertura de novos mercados internacionais, passando pelo estímulo à inovação, ao design integrado à indústria, à sustentabilidade ambiental, à modernização fabril, ao apoio às micro e pequenas empresas e à normalização técnica de móveis, liderando diversos projetos de relevância nacional e internacional em parceria com instituições como a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), MRE (Ministério das Relações Exteriores, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), entre outras.

Conheça projetos que estão impulsionando a indústria brasileira de móveis.

Com presença ativa nos principais fóruns, feiras e rodadas de negócios — tanto no Brasil quanto no exterior —, a entidade contribui para a inserção global do setor, conectando fabricantes brasileiros às tendências e oportunidades do mercado internacional. Também atua de forma institucional, junto ao Congresso Nacional e ao Governo Federal, influenciando políticas públicas e articulando instrumentos de apoio ao setor produtivo.

Mesmo diante de cenários desafiadores tanto no cenário interno quanto na cadeia de abastecimento e geopolítica internacional, a ABIMÓVEL tem reafirmado seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da indústria, mantendo canais de diálogo com os tomadores de decisão e articulando soluções eficazes para a manutenção da competitividade e da saúde econômica do setor.

Hoje, a entidade representa os interesses de 22,3 mil empresas de todos os portes e regiões do Brasil, e mais de 282,7 mil trabalhadores da indústria moveleira nacional, sendo reconhecida como uma referência na defesa do setor. Uma história construída de forma coletiva, com a colaboração de empresários, lideranças e instituições parceiras que acreditam no potencial transformador da indústria, do design e do mobiliário brasileiro.

Móveis: o nosso negócio. Brasil: o nosso mercado. Mundo: a nossa direção.

Acompanhe os principais dados do setor moveleiro no Brasil.

APOIADORES