Enquanto os móveis brasileiros vêm ganhando cada vez mais espaço ao redor do mundo e em especial nos Estados Unidos, principal importador, recebendo 35,9% das exportações nacionais no setor, a Fiemg – Federação das Indústrias de Minas Gerais celebrou no dia 21 de setembro de 2021, um acordo inédito com a Amazon — uma das maiores empresas de e-commerce e tecnologia do mundo. O objetivo da parceria é facilitar a exportação de produtos das indústrias mineiras diretamente para os consumidores internacionais, especialmente no mercado norte-americano, por meio do programa Global Selling.
A partir de um marketplace na plataforma de e-commerce da Amazon, empresas que oferecem produtos prontos para o consumo do público final poderão comercializar suas peças tanto para os Estados Unidos quanto para o Brasil, entre outros países. A Amazon ficará responsável pela questão logística / entrega para os consumidores finais, facilitando burocracias, barateando processos e aproximando mercados.
Este é o primeiro acordo do tipo celebrado entre a Amazon com uma entidade de classe. Recentemente, aliás, a empresa abriu um centro de distribuição na cidade mineira de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Quem fala mais sobre o acordo é o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe.