Pressione ESC para sair

Juros altos travam o Brasil ao frear investimentos e encarecer o consumo

Levantamento da CNI revela que 77% das indústrias investiriam mais se a taxa básica caísse; impacto dos juros afeta empresas de todos os portes

A pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) à Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados revela que a manutenção da Selic em 15% ao ano tem impacto direto sobre o investimento e o crescimento da economia brasileira. O estudo mostra que 77% das empresas industriais afirmam que a redução mais expressiva da taxa básica de juros levaria ao aumento dos investimentos nos próximos dois anos — índice semelhante entre pequenas, médias e grandes empresas.

O levantamento, que ouviu 1.000 executivos industriais em todo o país, com margem de erro de 3 pontos percentuais e 95% de confiança, reforça que o nível atual dos juros inibe o investimento produtivo e o consumo das famílias, especialmente das camadas de menor renda. Considerando as expectativas de inflação para os próximos 12 meses, de 4,06%, o juro real no Brasil chega a 10,5% ao ano, um dos mais altos do mundo.

O estudo também evidencia o peso do chamado Custo Brasil, conjunto de fatores que limitam a competitividade nacional. Para 60% dos executivos, reduzir esse custo deve ser a principal prioridade do país, e 18% apontam como a segunda mais urgente. Além disso, 81% dos industriais afirmam que o Custo Brasil eleva os preços finais ao consumidor — sendo que mais da metade considera esse impacto “muito significativo”.

De acordo com a CNI, a manutenção dos juros em patamares elevados prejudica a competitividade da indústria, o investimento e a geração de empregos, limitando o potencial de crescimento sustentável do país.

Leia mais em: noticias.portaldaindustria.com.br

APOIADORES