
Premiação está com inscrições abertas; além de exposição com peças selecionadas no Congresso Moveleiro Nacional 2025, as peças vencedoras serão expostas no iSaloni 2026, em Milão
O Prêmio Design da Movelaria Nacional está com inscrições abertas até 02 de abril de 2025 e é a oportunidade ideal para empresas, profissionais e estudantes colocarem suas criações em destaque no cenário nacional e internacional. Podem ser inscritos projetos lançados em 2024 e aqueles que serão colocados no mercado no primeiro semestre de 2025, proporcionando uma vitrine ampla para a indústria e o design de mobiliário.
O Prêmio é uma realização da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) com apoio da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O objetivo é destacar a diversidade do setor de móveis brasileiro, abordando não apenas os aspectos tradicionais do design e da produção, mas também incentivando soluções inovadoras e responsáveis para os desafios contemporâneos.
Contando com sete categorias, os vencedores terão suas peças expostas no Salão do Móvel de Milão 2026, na Itália, entre outros eventos de renome no calendário moveleiro. Hoje exploramos um pouco mais sobre duas dessas categorias: Design de Bioeconomia e Mobiliário de Design Emergencial. Temáticas que evidenciam o compromisso do setor com a sustentabilidade e a inovação.
Design de Bioeconomia: um convite à reflexão e à transformação
A categoria “Design de Bioeconomia” visa premiar projetos de mobiliário sustentável que não apenas emprega recursos renováveis ou ecológicos como também adota práticas de produção ecologicamente responsáveis e que atendam aos princípios ESG (Environmental, Social, Governance) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Critérios de Avaliação
Serão avaliados pelos jurados o uso de materiais renováveis e sustentáveis, a eficiência no uso de recursos, o ciclo de vida do produto, o impacto ambiental reduzido, as matérias-primas regionais, a integração com a economia circular, a estética e a funcionalidade. O conceito de bioeconomia promove o uso de materiais naturais, recicláveis ou biodegradáveis, considerando todo o ciclo de vida do produto — desde a extração de materiais até o descarte ou reciclagem.
“O conceito de bioeconomia aplicado ao design moveleiro é uma resposta direta à demanda global por soluções sustentáveis e acessíveis. Trata-se de transformar os recursos renováveis em peças que contem uma história de acolhimento e responsabilidade socioambiental. Garantindo, assim, que o mobiliário brasileiro tenha um impacto positivo no mundo enquanto mantém a identidade cultural viva”, fala a diretora-executiva da ABIMÓVEL, Cândida Cervieri.
Mobiliário de Design Emergencial: criatividade a serviço do bem-estar
A categoria destina-se a premiar o mobiliário criado para atender necessidades urgentes ou emergenciais, seja em cenários de crises humanitárias, desastres naturais ou decorrentes de mudanças climáticas, conflitos ou até em situações de vulnerabilidade social. Com isso, ressalta-se que em um mundo que enfrenta crises frequentes, sejam elas naturais, sociais ou econômicas, o design se torna uma ferramenta essencial para melhorar as condições de vida em situações adversas.
Critérios de Avaliação
A avaliação de projetos na categoria “Design de Mobiliário Emergencial” deve ser centrada na capacidade do design de resolver problemas de forma rápida e eficiente, bem como na adaptação a contextos de emergência. Isso, além de considerar a praticidade, a ergonomia, a acessibilidade, a transportabilidade e a sustentabilidade.
“Indústrias e designers inscritos nessa categoria são incentivados a pensar fora da caixa, criando soluções de mobiliário que sejam práticas, fáceis de transportar, montar e que atendam às necessidades básicas de pessoas em situação de emergência. O impacto positivo do design vai além da estética; trata-se de transformar a vida de comunidades vulneráveis através de soluções rápidas e eficazes. Nesta categoria, a adaptação à realidade emergencial, a ergonomia, a sustentabilidade e a acessibilidade serão elementos-chave para a avaliação dos jurados”, reforça Cândida.
Conheça as categorias do Prêmio Design da Movelaria Nacional
Além do Design de Bioeconomia e do Mobiliário de Design Emergencial, o prêmio conta ainda com outras cinco categorias que refletem a diversidade e a complexidade da produção nacional:
Mobiliário de Fabricação Seriada: inovação em escala.
Mobiliário de Fabricação Artesanal: design autoral, técnicas tradicionais e inovação.
Inovação em Design de Mobiliário: novos materiais, tecnologias e processos disruptivos.
Mobiliário Planejado: móveis personalizados e sob medida.
Potencial Criativo em Design de Móveis: as vozes do futuro.
Premiação categorias ‘Design de Bioeconomia’ e ‘Mobiliário de Design Emergencial’
1º LUGAR:
Troféu + Certificado de Participação + Exposição do Mobiliário no Salão Internacional do Móvel de Milão – iSaloni 2026
2º LUGAR:
Troféu Prêmio Design da Movelaria Nacional + Certificado de Participação
3º LUGAR:
Troféu Prêmio Design da Movelaria Nacional + Certificado de Participação
De olho no amanhã
Essas duas categorias simbolizam a capacidade do setor moveleiro de se engajar diretamente com os desafios sociais e ambientais, criando soluções que têm o potencial de oferecer mais dignidade e conforto às famílias. Mais do que produtos, portanto, essas criações são agentes de transformação.
Com esse espírito, o Prêmio Design da Movelaria Nacional convoca designers, arquitetos, marceneiros, estudantes, indústrias de móveis e todos os apaixonados pela criação a pensarem como suas peças podem fazer parte de algo maior: construir um futuro mais justo, sustentável e resiliente.
Inscreva agora seu projeto e faça parte dessa jornada rumo à inovação!
Regulamento e inscrições abertas até 02 de abril de 2025 pelo site mkt.abimovel.com/premiodesign.
MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!
Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com
Sobre a ABIMÓVEL
Representando a indústria moveleira de norte a sul do país, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) tem atuado há mais de 45 anos em prol do fortalecimento da indústria e do setor moveleiro nacional. Com uma agenda propositiva e em parceria com o setor público e privado, a entidade lidera uma série de iniciativas com vista a impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e possibilitar a abertura de novos mercados para empresas de toda a cadeia madeira e móvel nacional. Para tal, coloca em prática diversas iniciativas voltadas para o fomento da competitividade e da inovação no setor. Incluindo a participação em feiras e rodadas de negócios internacionais, além de programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria, adequação fabril, incremento aos micro e pequenos negócios, inteligência comercial, entre outros.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Sobre o Sebrae
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é uma instituição que trabalha para o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios no Brasil, oferecendo apoio em áreas como gestão, inovação, tecnologia, mercado e finanças. Atuando em todo o território nacional, o Sebrae promove capacitação, orientação empresarial, consultorias, além de programas e eventos que incentivam o empreendedorismo e fomentam o crescimento das micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais (MEI), startups e agronegócios. Com foco em gerar empregos, aumentar a competitividade e estimular o desenvolvimento econômico local, o Sebrae desempenha um papel essencial no fortalecimento do empreendedorismo como motor da economia brasileira.