Inscrições estão abertas pelo site mkt.abimovel.com/premiodesign; curadoria e corpo de jurados foram divulgados
Em um evento realizado ontem, 13 de novembro de 2024, na Casa Mollde, em São Paulo (SP), a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) apresentou a curadoria e o júri oficial do Prêmio Design da Movelaria Nacional, composto por renomados especialistas da área.
A premiação, que reconhece o talento e amplia os horizontes da indústria e do design de móveis brasileiro – culminando na exposição de peças vencedoras em importantes eventos no Brasil e no exterior, como o Salão do Móvel de Milão 2026, na Itália –, é organizada pela entidade em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Indústrias). O objetivo é promover a brasilidade, a inovação e a sustentabilidade no setor, reforçando seu papel não só na economia, mas também na qualidade de vida e na identidade cultural brasileira.
Durante o evento, a diretora-executiva da ABIMÓVEL, Cândida Cervieri, destacou o impacto da premiação: “Essa iniciativa celebra a força criativa dos nossos profissionais e a capacidade produtiva de nossas fábricas, consolidando a importância da integração entre o design e a indústria para o incremento da competitividade do setor e da marca Brasil no mercado global, além de ser essencial para o desenvolvimento de soluções para um melhor viver. Queremos mostrar ao mundo que o Brasil tem uma cadeia forte e integrada, com muito a oferecer em termos de inovação sustentável, tecnologia industrial, recursos materiais e design autoral. Para isso, prestigiando e conectando não só marcas já reconhecidas como também talentos emergentes de todo o país”, afirmou.
Paulo Silva, coordenador de indústria e serviços da ApexBrasil, e Carlinhos Santos, gestor nacional de casa e construção no Sebrae, que também participaram do anúncio, enfatizaram que a premiação é uma oportunidade e um convite para unir toda a cadeia produtiva e criativa de norte a sul do Brasil, abrangendo desde a marcenaria artesanal até a grande indústria, bem como valorizando a diversidade material, cultural e o capital humano de cada região.
Os líderes também reforçaram a importância do alinhamento da iniciativa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e aos princípios ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). Pontos essenciais para a promoção de práticas de bioeconomia, gestão ética e produção ecologicamente responsável, estando em sinergia com os planos de neoindustrialização no Brasil, movimento que tem nos critérios de “indústria verde” alguns dos pilares para o desenvolvimento econômico, industrial e socioambiental do país.
Conheça a curadoria e o time de jurados do Prêmio Design da Movelaria Nacional
A curadoria do prêmio fica a cargo da jornalista Regina Galvão, uma referência no campo do design e da arquitetura, que lidera o processo de seleção ao lado de um renomado grupo de jurados.
REGINA GALVÃO, CURADORA DO PRÊMIO DESIGN DA MOVELARIA NACIONAL
Regina Galvão é jornalista formada pela Cásper Líbero, com especialização em Marketing pela Universidade da Califórnia, nos EUA, e pós-graduada em História da Arte pela FAAP. Atuou como editora nas revistas Casa Claudia e Casa Vogue, coordenando prêmios de design de interiores e produto. Curadora nas edições 2017 e 2018 da Semana de Design de São Paulo (DW!), Regina também assinou exposições em Milão, na Itália. Liderou também o site Olhares.News e agora comanda a Forma Brasil. Além disso, presta consultoria para o Museu A CASA do Objeto Brasileiro, é co-fundadora do podcast “Casa Frente e Verso” e dirige a revista especializada Habitare.
Entre os nomes confirmados para o júri estão Adélia Borges, Bruno Faucz, Bruno Simões, Liana Tessler, Manuel Bandeira, Sérgio Matos e Winnie Bastian, premiados profissionais e formadores de opinião do design e da comunicação, que trazem um olhar crítico e especializado, alinhado ao conceito de brasilidade, gestão sustentável e expansão internacional que guiam o prêmio.
Adélia Borges
Com raízes mineiras e vivência paulista, Adélia Borges graduou-se em Jornalismo na Escola de Comunicações de Artes da USP em 1973. Atua na imprensa desde os anos 70, tendo trabalhado em veículos como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Fundação Carlos Chagas, TV Globo, TV Cultura, Editora Abril, entre outros. Adélia tem uma atuação profissional estruturada em três eixos: os textos (para imprensa e livros), as exposições, palestras e aulas, e como autora de centenas de reportagens e artigos publicados em jornais e revistas do Brasil e do exterior.
Bruno Faucz
Bruno Faucz é catarinense, formado em Design de Mobiliário e pós-graduado em Design de Produtos no Curso Master Design Internacional. Apaixonado pela sua profissão, Faucz brinca que praticamente já nasceu com papel e lápis na mão, com suas obras sendo expostas nas maiores Semanas de Design do Mundo, como em Milão, Nova York, Paris e São Paulo, transformando desejos e necessidades em algo palpável e útil — física e emocionalmente.
Bruno Simões
Nas últimas duas décadas, Bruno Simões, natural de São Paulo (SP), teve uma atuação plural como arquiteto, designer, jornalista, curador e educador, passando por importantes marcas como o escritório franco-brasileiro Triptyque Architecture – construindo uma carreira que percorreu por completo o ciclo da economia criativa. Em 2013, fundou o Ateliê Bruno Simões, destacando-se como curador de importantes exposições brasileiras no cenário internacional. No mesmo período, lançou a Feira MADE [Mercado. Arte. Design], primeira e maior plataforma de design colecionável da América Latina.
Liana Tessler
Liana Tessler é uma profissional paulistana de renome no campo da arquitetura e curadoria de mobiliário, com destaque em grandes exibições internacionais, como o iSaloni (Milão), e em publicações prestigiadas como Revista Vogue, Revista Use e Casa Claudia. Sua abordagem criativa e empática visa transformar “sonhos em projetos tangíveis”, abrangendo uma ampla gama de escalas e programas. Ela também é responsável pelo desenvolvimento de conceitos para marcas e lojas, aprimorando experiências de varejo. Seu portfólio inclui mais de 100 projetos realizados no Brasil, EUA e Europa.
Manuel Bandeira
Manuel Bandeira é um designer baiano premiado internacionalmente, com formação em Arquitetura e mestrado em Design Industrial pela Domus Academy, Milão. Sua trajetória é marcada por conquistas no Brasil e na Europa, onde também atuou como professor convidado. De volta ao Brasil, Bandeira consolidou seu estilo singular ao trabalhar como consultor e diretor de associações de design, sempre focado na simplicidade e funcionalidade, que tornou sua obra reconhecida pelo Museu da Casa Brasileira.
Sérgio Matos
Sérgio Matos, designer mato-grossense com laços nordestinos, é um embaixador da cultura brasileira através do design. Graduado em Design de Produto pela Universidade Federal de Campina Grande (2005), na Paraíba, seu trabalho mescla memória, tradição e brasilidade. Com estúdio na Paraíba e loja própria na capital paulista, Matos também colabora com diversas instituições e empresas nacionais e internacionais. Sua obra é destaque nos maiores eventos e premiações do setor, incluindo peças expostas permanentemente no Museum of Arts & Design de Nova York, nos EUA.
Winnie Bastian
Nascida no Rio Grande do Sul e formada em Arquitetura pela Universidade Federal de Santa Catarina, Winnie se encontrou no jornalismo especializado, área em que atua há mais de 20 anos nas editorias de design, arquitetura e interiores. Foi chefe de redação da revista Arc Design, editora da revista L+D e editora de design da Casa Vogue. Em paralelo, também se dedicou à vida acadêmica: o enfoque de seu mestrado foram as influências da moda no design de móveis e objetos para a casa. Atualmente, produz conteúdo para seu site, o Design do Bom, e colabora com veículos especializados, além de atuar como curadora, consultora, jurada e palestrante.
“O objetivo do Prêmio Design da Movelaria Nacional é impulsionar o que há de mais autêntico na indústria e no design brasileiro: criações que integram identidade cultural e responsabilidade socioambiental, respeitando e promovendo nossas raízes, ao mesmo tempo em que se mostram competitivas e inspiradoras no cenário internacional. Ou seja, buscamos projetos que proponham novas abordagens e soluções em produtos, tendências e estilos para o mundo”, fala a curadora do prêmio, a jornalista Regina Galvão.
Conceito e categorias: brasilidade e sustentabilidade como bússolas
Dividido em sete categorias, o prêmio busca valorizar tanto a produção em larga escala quanto a artesanal, além de destacar a inovação em bioeconomia e projetos com foco em soluções emergenciais. As categorias incluem:
- Mobiliário de Fabricação Seriada — Premiação voltada a peças inovadoras, desenvolvidas com viabilidade para produção em massa.
- Mobiliário de Fabricação Artesanal — Foca no design autoral que respeita e preserva técnicas tradicionais e sustentáveis.
- Design de Bioeconomia — Reconhece mobiliário que utiliza materiais renováveis e práticas responsáveis, alinhado aos princípios de ESG e ODS.
- Mobiliário de Design Emergencial — Premia soluções que atendem necessidades urgentes e melhoram as condições de vida.
- Inovação em Design de Mobiliário — Para peças que utilizam novas tecnologias, materiais disruptivos e abordagens criativas.
- Mobiliário Planejado — Envolve móveis sob medida para ambientes específicos, destacando a adaptação ao espaço.
- Potencial Criativo em Design de Móveis — Categoria destinada a estudantes e jovens designers, com foco na originalidade e inovação.
Critérios de avaliação
Os critérios de avaliação em cada categoria vão além da estética, englobando a ergonomia, a gestão sustentável dos materiais, a durabilidade, a eficiência produtiva, entre outros importantes pontos. O prêmio busca criar um ecossistema de valorização da biodiversidade e do capital humano do Brasil, destacando projetos que respeitam o uso de recursos locais e práticas sustentáveis.
Quem pode participar?
O prêmio é aberto a indústrias de móveis de todos os portes, estúdios de design, escritórios de arquitetura, designers independentes e estudantes de design.
Podem participar produtos desenvolvidos em território nacional, por designers ou empresas brasileiras, e lançados em 2024 ou no início de 2025.
As inscrições estão abertas até 11 de fevereiro de 2025 pelo site: mkt.abimovel.com/premiodesign.
Cronograma e premiações
Após a curadoria inicial, os protótipos selecionados para a segunda etapa do prêmio serão expostos em uma mostra exclusiva do “Prêmio Design da Movelaria Nacional” no 12º Congresso Nacional Moveleiro, que ocorre em Curitiba (PR), nos dias 1 e 2 de outubro de 2025.
Os grandes vencedores serão anunciados no mês de outubro do ano que vem (data a confirmar) numa cerimônia oficial em São Paulo (SP).
Além do reconhecimento nacional, os vencedores das categorias profissionais terão a oportunidade de expor suas peças no iSaloni 2026, que ocorre paralelamente à Semana de Design de Milão, cidade italiana considerada a meca do design mundial. Tal oportunidade oferece visibilidade internacional e uma plataforma de conexão com profissionais e compradores de praticamente todos os mercados.
Os segundos e terceiros lugares, bem como os estudantes da área, também serão reconhecidos com troféu e certificado, atestando a qualidade, inovação e diferenciais de suas peças.
“Estamos certos de que esta será uma vitrine estratégica para que nossas marcas e profissionais se aproximem de grandes mercados e conquistem o destaque que merecem, abrindo portas em um cenário cada vez mais competitivo e ávido por novas soluções. Participar deste prêmio é mais do que uma oportunidade de reconhecimento – é um passaporte para que o design brasileiro conquiste ainda mais espaço, inspire mudanças e reforce seu papel no cenário global”, finalizou a diretora-executiva da ABIMÓVEL, Cândida Cervieri, convidando todos os interessados – associados à entidade ou não – a inscreverem seus projetos e fazerem parte dessa história.
Veja o edital completo e saiba como se inscrever em: mkt.abimovel.com/premiodesign
MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!
Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com
Sobre a ABIMÓVEL
Representando a indústria moveleira de norte a sul do país, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) tem atuado há mais de 45 anos em prol do fortalecimento da indústria e do setor moveleiro nacional. Com uma agenda propositiva e em parceria com o setor público e privado, a entidade lidera uma série de iniciativas com vista a impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e possibilitar a abertura de novos mercados para empresas de toda a cadeia madeira e móvel nacional. Para tal, coloca em prática diversas iniciativas voltadas para o fomento da competitividade e da inovação no setor. Incluindo a participação em feiras e rodadas de negócios internacionais, além de programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria, adequação fabril, incremento aos micro e pequenos negócios, inteligência comercial, entre outros.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Sobre o Sebrae
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é uma instituição que trabalha para o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios no Brasil, oferecendo apoio em áreas como gestão, inovação, tecnologia, mercado e finanças. Atuando em todo o território nacional, o Sebrae promove capacitação, orientação empresarial, consultorias, além de programas e eventos que incentivam o empreendedorismo e fomentam o crescimento das micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais (MEI), startups e agronegócios. Com foco em gerar empregos, aumentar a competitividade e estimular o desenvolvimento econômico local, o Sebrae desempenha um papel essencial no fortalecimento do empreendedorismo como motor da economia brasileira.