Pressione ESC para sair

Desempenho da pequena indústria cresce no 3º trimestre; preocupação com mão de obra qualificada, porém, também aumenta

O Índice de Desempenho da Pequena Indústria registrou alta significativa no 3º trimestre de 2024, mostra levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com o Panorama da Pequena Indústria (PPI) divulgado nesta segunda-feira (4), o indicador passou de 45,4 pontos, no 2º trimestre, para 47,5 pontos, no 3º trimestre. O índice está acima da média histórica – que é de 44 pontos – e do resultado registrado no mesmo período do ano passado, de 45,5 pontos.

Segundo o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, o desempenho positivo das indústrias de pequeno porte no período é sinal de que volume de produção, número de empregados e utilização da capacidade instalada efetiva em relação ao usual vão bem. Todos esses índices foram mais positivos na passagem do 2º para o 3º trimestre e em comparação ao mesmo período de anos anteriores.

Questionados sobre os três principais problemas enfrentados pelas empresas no 3º trimestre, 42,5% dos empresários das pequenas indústrias de transformação citaram a elevada carga tributária. Entre os representantes da construção, o problema foi lembrado por 37,5%. 

APOIADORES

Ibá CNI PDCI Sebrae Brazilian Furniture Apex Brasil Ministérios Governo Federal