Fechando o primeiro semestre de 2024, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do mês de julho destacou um aumento notável da confiança na indústria de móveis nacional, que registrou uma elevação expressiva no índice, saltando de 46,0 em julho de 2023 para 53,5 em julho de 2024.
O resultado coloca a indústria moveleira em destaque no estudo, demonstrando um otimismo mais difundido no setor de móveis quando comparado com o da indústria de transformação em geral, que ficou em 50,4 p.p. (acima da linha dos 50 pontos, mas um ponto percentual menor do que em julho do ano passado).
Contrastando com este cenário de otimismo setorial, a confiança nas regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste do Brasil caiu. A região Sudeste, em particular, viu uma diminuição acentuada da confiança, suficiente para transitar de um estado de confiança para um de falta de confiança entre junho e julho de 2024. Este declínio também se refletiu em 18 dos 29 setores da indústria e em todos os portes de empresas industriais durante o mesmo período.