O que pode ser financiado pela Nova Indústria Brasil? O NAC Responde

Imagem: Freepik

Lançado em janeiro, por meio da nova política industrial, o programa Nova Indústria Brasil visa acelerar o desenvolvimento e o crescimento do país. O principal mecanismo para isso é o Plano Mais Produção (P+P), que centraliza os R$ 342,7 bilhões para financiar projetos e iniciativas alinhadas com as missões e os eixos estruturantes da política. Para mostrar que não é algo distante da realidade dos empresários brasileiros, neste mês o NAC Responde, iniciativa do Núcleo de Acesso ao Crédito, detalha o que pode ser financiado com esses recursos, como solicitá-los e algumas dicas.

Antes disso, você precisa entender o P+P, o plano do governo que oferece linhas de crédito, equity (modalidade de investimento em que o investidor compra parte de uma empresa e se torna sócio) e recursos não reembolsáveis para desenvolvimento tecnológico e inovação industrial. Esses mecanismos estão dispostos em quatro eixos, que são:

  • Indústria Mais Inovadora e Digital: como o nome diz, é para projetos voltados para inovação e digitalização;
  • Indústria Mais Verde: apoia projetos alinhados à descarbonização da indústria e à transição ecológica;
  • Indústria Mais Exportadora: para projetos que promovam o acesso ao mercado internacional;
  • Indústria Mais Produtiva: apoia crédito, consultorias e outras ações de acesso ao crédito às micro, pequenas e médias empresas, além de ampliar a banda larga.

Para facilitar ainda mais, o NAC selecionou e compartilhou detalhadamente algumas das principais linhas de financiamento disponíveis com foco nesses eixos. Veja aqui: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/economia/o-que-pode-ser-financiado-pela-nova-industria-brasil-o-nac-responde/