Imagem: Freepik
A produtividade do trabalho na indústria de transformação está crescendo, mas em um contexto de desaceleração da produção industrial. Os dados são da pesquisa Produtividade na Indústria, da CNI (Confederação Nacional da Indústria). O indicador – calculado a partir do volume produzido dividido pelas horas trabalhadas na produção – cresceu 0,7% no terceiro trimestre de 2023, em relação ao trimestre anterior, na série livre de efeitos sazonais.
De acordo com o levantamento, esse resultado é reflexo de uma estagnação no volume produzido (variação de 0,1%) e de uma queda de 0,6% nas horas trabalhadas. Este é o segundo trimestre consecutivo de crescimento do indicador, após variar nos últimos cinco trimestres.
Ainda que o indicador tenha registrado alta de 1,3% no acumulado dos últimos dois trimestres, o resultado compensa uma parte pequena da queda acumulada de 10,6% entre o terceiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2023. A produtividade ainda está muito abaixo dos maiores níveis do quarto trimestre de 2017, do quarto trimestre de 2019 e do terceiro trimestre de 2020. Desta forma, o indicador volta aos níveis próximos aos de 2015.